Mobieco

Publicidade

Novo Alpine A110 EV previsto para 2026

Texto: Carlos Moura
Data: 19 de Julho, 2022

A futura geração do Alpine A110 irá continuar a desempenhar um papel crucial na gama da marca francesa de automóveis desportivos, estando já prevista uma versão elétrica para 2026.

O coupé de duas portas da Alpine, que este ano recebeu uma ligeira atualização, vai contar com uma linha motriz elétrica na sua terceira geração, à semelhança dos concorrentes diretos da Lotus, Porsche e Toyota.

Quando for lançado o novo A110, provavelmente em 2026, a gama da marca contará também com um crossover elétrico e um hatchback desportivo elétrico.

Apesar daqueles dois modelos permitirem aumentar o volume de produção, o CEO da Alpine, Laurent Rossi, considera que o A110 irá continuar a desempenhar um papel importante como embaixador das credenciais desportivas da marca.

Componentes partilhados com Lotus

A Alpine pouco adianta sobre o futuro A110, mas Lauren Rossi sugere que será uma proposta bem diferente do crossover Alpine GT X-Over ou do Alpine 5, estes últimos com base técnica Renault.

“Esperamos manter o ADN do A110 e será bastante diferente dos outros carros, apesar da partilha de plataforma”, afirmou Rossi, “Não há nada mais semelhante atualmente do que dois veículos elétricos; mesmas plataformas, mesma linha motriz elétrica com potência distribuída a todas as rodas, se tivermos sorte. É quase uma afinação ao detalhe da potência dos motores”.

“Mas ainda mantemos algumas vantagens em termos de dinâmica de chassis e agilidade com a utilização de alumínio em vez de aço. A nossa ambição é manter as caraterísticas e o ADN intacto para nos diferenciarmos dos outros e mantermos as nossa vantagem competitiva.

O futuro Alpine A110 vai partilhar elementos do seu chassis com o novo desportivo elétrico Type 135 da Lotus. As conversações entre as duas empresas centram-se nas caraterísticas dos carros e nas soluções a serem utilizadas na sua produção.