Almada dinamiza Semana Europeia da Mobilidade 2019

Texto: Redação
Data: 11 Setembro, 2019

De 16 a 22 de setembro, Almada, juntamente com milhares de outras cidades de todo o mundo, dinamiza mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), a maior e mais importante campanha mundial de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável.

Sob o tema «Anda connosco», a SEM 2019 pretende evidenciar os múltiplos benefícios de andar a pé ou de bicicleta nas deslocações quotidianas, sem emissões de gases com efeito de estufa e promover hábitos de vida mais saudáveis.

Em Almada, foi agendado um programa de atividades, que inclui workshops temáticos, caminhadas, passeio de bicicleta, ações de formação sobre eco-condução e as já famosas «Viagens a Troco de Lixo», entre muitas outras.

Destaques da SEM 2019

A 17 de setembro, a partir das 9h30, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda, em Almada, realiza-se o workshop «Mobilidade na palma da mão: APPs que facilitam as viagens no dia a dia», onde será debatido o papel das tecnologias de informação e comunicação na promoção da mobilidade urbana sustentável e eficiente.

A participação é gratuita, mas com inscrição prévia, até 16 de setembro.

No dia 20 de setembro, no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica, o workshop «Mobilidade Elétrica para a melhoria da qualidade do ar nas cidades», que abordará os desafios que a eletrificação da mobilidade urbana coloca e os benefícios que traz para a qualidade do ar nas cidades.

Na ocasião, será celebrado o Protocolo de Cooperação da Campanha Nacional «Por um país com bom ar», entre a Câmara Municipal de Almada e a Agência Portuguesa do Ambiente.

A participação é gratuita, mas com inscrição prévia, até 19 de setembro.

Passeio de bicicleta a 22 de setembro

Ainda no âmbito desta SEM 2019 em Almada, o Passeio de Bicicleta «Pedale connosco na Área Metropolitana de Lisboa» realiza-se no dia 22 de setembro, domingo, a partir das 9h, com concentração junto ao Farol de Cacilhas.

Com uma extensão de cerca de 20 km, esta iniciativa reúne utilizadores de bicicleta de vários concelhos da Margem Sul até um destino comum: o Parque Verde, na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.

No concelho de Almada o passeio parte de Cacilhas e inclui a passagem pela Base Naval de Lisboa, no Alfeite.

No final, todos os participantes podem regressar a Almada, utilizando o comboio da Fertagus e o Metro Sul do Tejo.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória.

Programa SEM 2019 em Almada