Publicidade

Este Alien elétrico é potente como um raio!

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 de Julho, 2018

Uma verdadeira descarga de eletricidade que chega a toda a velocidade. Essa é a melhor forma de designar o Alieno Arcanum, desportivo de emissões 0 que recorre a 24 pequenos motores para atingir uma potência de 5221cv…

Não param de surgir pequenos projetos no campo da mobilidade elétrica que nos deixam boquiabertos com a promessa de modelos que extravasam potência. O mais recente vem da Bulgária e é um verdadeiro extraterrestre. E não dizemos isto de forma pejorativa ou como metáfora, porque neste caso o nome da marca é mesmo Alieno, a tradução para italiano da palavra inglesa Alien. O modelo agora revelado é o Alieno Arcanum, que consegue debitar 5221 cv de forma silenciosa.

Potente como um verdadeiro raio, e prometendo uma tempestade no campo dos superdesportivos de emissões 0, este Alieno Arcanum poderá ser encontrado em três configurações diferentes: STR (Street); TRC (Track); e RCE (Race). E com quatro níveis de potência diferentes, que começam com uns calminhos 2610cv (4440Nm), elevam-se de seguida para os 3482cv (5920Nm), continuam a escalar até aos 4351cv (7400Nm) e culminam nos 5221cv (8800Nm). Valores que são bem mais do que aqueles de referências como o Koenigsegg Regera ou o Tesla Roadster. Neste caso é explicado que a potência extrema é obtida com seis motores por roda, num total de 24 pequenos motores controlados individualmente.

Estas doses extremas permitem uma velocidade máxima de 303km/h, o que não sendo o mais elevado registo que foi anunciado nos tempos recentes para um elétrico, vem neste caso acompanhado de uma autonomia de 1020km para o Alieno Arcanum. O truque para esta combinação está no recurso a uma bateria de grafeno com polímero de lítio que, nesta versão de topo, tem uma capacidade de 180kWh.

 

Foram ainda reveladas outras especificações, podendo surgir suspensões robóticas em conjunto com triângulos duplos e pushrods, bem como barras estabilizadoras ajustáveis. E ainda amortecedores com ajustes eletrónicos e a possibilidade de configurações independentes da altura para cada roda. Já para a travagem é anunciado um sistema de travagem pneumático, outro hidráulico e ainda a regeneração eletromagnética da força produzida nas reduções para alimentar a bateria. Se ainda assim, tiver desconfiado da capacidade de parar a tempo, pode optar por um para-quedas na traseira…

Se porventura está a pensar em ligar para este fabricante bulgaro e pedir um Alieno Arcanum, é melhor confirmar que tem, pelo menos, 750.000€ na sua conta bancária. Mas recordamos que isso apenas lhe dá direito a guiar o “fraquinho” Alien com 2610cv. Portanto se quiser uma experiência de potência de outra galáxia, informamos que vai precisar de pagar 1.5 milhões de euros pelo Alieno Arcanum com os alienígenas 24 motores a debitar 5221cv e 8800Nm!

 

Fotos: Alieno, via Jalopnik