Publicidade

Alibaba e Ford de mãos dadas. Como?

Texto: Redação
Data: 14 de Dezembro, 2017

Através deste acordo com a oval azul, o gigante asiático vai entrar no mercado automóvel.

A multinacional chinesa especializada em comércio eletrónico e o construtor norte-americano, estabeleceram um acordo de colaboração para explorar, entre outras áreas, soluções para a mobilidade sustentada e venda de veículos na Internet. Será, assim, pela mão da Ford que o gigante chinês Alibaba vai entrar no mercado automóvel e no aftermarket.

 

Este acordo de três anos fará com que ambas as empresas explorem em conjunto “áreas de cooperação que estão a remodelar a face da indústria automóvel na China e em todo o Mundo.” Do lado da marca da oval azul, há o compromisso de cooperar em quatro áreas de negócio da Alibaba: sistema operativo (Alios), dados na nuvem (Alibaba Cloud), marketing digital (Alimama) e comércio online (Tmall). O acordo foi assinado por Jim Hackett, presidente e diretor executivo da Ford Motor Company e por Daniel Zhang, diretor geral do Alibaba Group.

“A China é um dos maiores e mais dinâmicos mercados digitais do mundo e colaborar com os principais atores tecnológicos faz parte da nossa visão de veículos inteligentes num mundo inteligente” referiu na ocasião da assinatura do acordo Jim Hackett. Por seu turno, Daniel Zhang destacou o facto das plataformas Alibaba “contribuírem para ampliar a definição de propriedade de um automóvel, pois desta forma passam a ser um meio de transporte cuja posse não é importante, convertendo-se num novo meio para um estilo de vida inteligente.”

Artigo publicado originalmente no site da revista Turbo Oficina.