Alfa Romeo Stelvio já tem fotos

Texto: Nuno Fatela
Data: 16 Novembro, 2016

Os média britânicos já colocaram a circular pela internet as fotos da versão mais potente Quadrifoglio do SUV Compacto da Alfa Romeo.

Embora ainda não tenham surgido as informações oficiais da marca, já são conhecidos diversos pormenores do novo Alfa Romeo Stelvio, o segundo modelo da ofensiva de produtos que está a ser implementada pelo fabricante de Arese. Com estreia marcada para o Salão de Los Angeles, tudo indica que a marca vai, tal como ocorreu com o sedan Giulia, começar por dar a conhecer a face mais atrativa e poderosa do seu novo SUV, revelando inicialmente a versão mais potente denominada Quadrifoglio.

À imagem do já conhecido Giulia, que faz capa na presente edição da Revista Turbo, o Stelvio Quadrifoglio deve ir buscar a sua força ao motor V6 desenvolvido pela Ferrari, um propulsor de 2,9L de capacidade que debita 510CV e 600Nm. Além disso, a gama de motorizações deverá ser similar à do sedan transalpino revelado em Genebra no último ano, contando com um motor 2.0L a gasolina de 280CV e 400Nm para a versão “Veloce” (tal como no Giulia), e complementando a oferta com o diesel 2,2L de 210CV e 470Nm e um outro motor de dois litros a gasolina. A versão mais potente irá contar com uma transmissão automática de oito velocidades que no modo Race demora apenas 150 milésimos de segundo a fazer as passagens, oferecendo ainda a opção pelos modos de condução Dynamic, Natural e Advanced Efficiency.

Foi confirmado que no mercado americano o Giulia apenas estará disponível com o sistema de tração integral da Alfa, denominado Q4, que de origem envia toda a potência para o eixo traseiro mas pode fazer a distribuição entre eixos até uma relação de 50:50, e que além disso consegue fazer a divisão inteligente do binário enviado para cada uma das rodas posteriores. No mercado europeu é possível que sejam também disponibilizadas versões de tração à retaguarda do Stelvio. Ainda sem serem conhecidos os valores para a aceleração e velocidade máxima, que esperamos levar até si brevemente, está já confirmado que o Stelvio Quadrifoglio irá contar com travões carbo-cerâmicos para que o SUV transalpino trave com toda a eficiência.

Com 4,68 metros de comprimento, 1,67m de altura e 1,90m de largura (2,16m com os retrovisores), o modelo será um dos SUVs premium com dimensões mais compactas e irá fazer uso da fibra de carbono na sua estrutura para reduzir ao máximo o peso. A produção do Stelvio, que tem o seu nome inspirado numa das mais famosas montanhas da zona dos Alpes que se situa em Itália, será feita na mesma unidade de produção do Giulia, a fábrica da Alfa Romeo em Cassino, Itália.

 

Na estética da versão Quadrifoglio destaca-se a sua aparência desportiva, que é potenciada por elementos como as saias em fibra de carbono, os contornos agressivos do para-choques e ainda as cavas das rodas mais pronunciadas. Além disso, a traseira do modelo incorpora um spoiler, que beneficia também o comportamento aerodinâmico do SUV compacto, e também as quatro saídas de escape que certamente vão oferecer uma nota acústica especial ao Alfa Romeo Stelvio. Estes são os dados sobre o Alfa Romeo Stelvio que estão a ser difundidas online, e que indicam que o modelo irá chegar ao mercado em 2017, pelo que esperamos levar brevemente até si, quando ocorrer a apresentação oficial do SUV compacto, todas as informações oficiais sobre esta nova aposta da marca italiana.

Fonte: Autocar e AutoExpress

Partilhar