Alfa Romeo Junior Ibrida Q4: Tração pontual

Um motor de 29 cv instalado no eixo traseiro garante a tração integral ao Alfa Romeo Junior Ibrida Q4. Uma solução de recurso, mais indicada para sair de situações de baixa tração do que para aventuras fora do asfalto, que penaliza o preço do SUV compacto do construtor italiano.

Antes de se lançar a um corta-fogo com o Junior Ibrida Q4 importa perceber como funciona este sistema de tração integral. Combina a solução mild-hybrid do Junior Ibrida de 136 cv, bloco 1.2 a gasolina associado a um motor elétrico de 29 cv, com um segundo motor elétrico instalado no eixo traseiro. A potência sobe para os 145 cv, enquanto o binário se mantém nos 230 Nm. O preço segue o exemplo da potência disparando para os 37 000 €, quando a versão de 136 cv custa 29 500 €.

Há quatro modos de condução. Os tradicionais DNA (Dynamic, Natural e Advanced Effiecncy) e o específico Q4. Pensado para situações de baixa aderência, este último mantém a tração integral desde o arranque até aos 30 km/h. Daqui aos 90 km/h a tração torna-se dianteira com intervenções pontuais do motor posterior. Acima dos 90 km/h a tração é sempre dianteira.

O modo Dynamic também beneficia da tração integral, que se mantém ativa até aos 40 km/h. Depois, conta apenas o motor térmico. Este tem um motor elétrico instalado na caixa automática de seis velocidades para ajudar durante os arranques e em situações de pouca carga. Apesar de ambos os motores elétricos terem 29 cv, a mobilidade com o bloco térmico desligado é garantida pela máquina dianteira.

As alterações necessárias à instalação do motor condicionam a capacidade da mala, que encolhe dos 415 para os 340 litros. Pelo lado positivo, o Ibrida Q4 é o primeiro Junior a utilizar suspensão traseira multilink, cujo impacto positivo no conforto e qualidade de rolamento é notório.

Beneficiando de uma suspensão traseira mais evoluída, o Junior Ibrida Q4 devora com confiança os quilómetros do percurso desenhado nos arredores de Turim. Os 145 cv não atingem o patamar de interatividade do Junior Elettrica Veloce de 280 cv, mas superam a maioria da concorrência. A volta não foi das mais longas e o entusiasmo de tentar identificar os limites de aderência e a entrada em ação do sistema Q4 não permitiram calcular consumos fiáveis. Os 7,5 l/100 km que o nosso computador de bordo apresentava não passam de um valor meramente indicativo.

Quando a concorrência é medíocre, alguns ajustes chegam para criar um comportamento diferenciado. O Alfa Romeo Junior incorpora este conceito na perfeição. Uma suspensão segura, sem ser firme ao ponto de comprometer o conforto, uma direção viva, livre da influência do binário, e um motor solícito chegam para garantir o “toque” Alfa Romeo. Mesmo sem a alma necessária para ser considerado desportivo, o bloco 1.2 de três cilindros ultrapassa com segurança os obstáculos apresentados pelas estradas italianas. O bom isolamento, tanto acústico como de vibrações, contribui para fazer do Alfa Romeo Junior Ibrida Q4 uma excelente companhia para aproveitar o que ainda resta da época de esqui. Só não se pode é levar muita roupa, porque a bagageira é pequena.