Alfa Romeo e Maserati podem ser vendidas

A Stellantis está a avaliar a situação da Alfa Romeo e da Maserati, ambas a enfrentar dificuldades. Em causa estão as novas tarifas norte-americanas e os fracos resultados comerciais das duas marcas.

A Stellantis contratou a consultora McKinsey & Company para avaliar a situação da Alfa Romeo e da Maserati, bem como para ajudar na definição de uma estratégia que permita ultrapassar a situação difícil que as duas marcas enfrentam.

Os problemas, nomeadamente ao nível das vendas, já se vinham manifestando, mas agravaram-se como consequências das tarifas norte-americanas que está a atingir em cheio as duas marcas.

De acordo com a Automotive News Europe, um porta-voz da Stellantis afirmou que a consultora foi “convidada a apresentar as suas considerações” acerca das duas marcas, mas não terá dado mais informações.

O que está em causa?

Uma vez que nenhuma das marcas tem fábricas de produção automóvel na América do Norte, todos os seus modelos ficam sujeitos às novas tarifas. E se as vendas já diminuíram em 2024, dificilmente irão crescer com preços agravados pelas tarifas.

Ambas as empresas estão no vermelho. Em 2024, a Maserati vendeu apenas 11 300 automóveis a nível global, sendo que entre 35 a 40% das suas vendas foram efetuadas nos EUA, segundo a Bloomberg.

Apesar da Alfa Romeo não fornecer números exatos das suas vendas, a publicação Motor1 avança que as vendas globais tenham caído cerca de 10 a 15%, para cerca de 65 mil unidades.

  • Stellantis corta investimento de 1,5 mil milhões na Maserati

    ID: 204649 | 1838371827

Um mal nunca vem só

A contratação de uma consultora reflete a situação interna das duas marcas, mas o próprio grupo automóvel também enfrenta um cenário desafiante. Tanto mais que no ano passado registou uma quebra de 25% nas vendas na América do Norte e uma queda de 70% nos lucros líquidos. E para agravar a situação, os resultados do primeiro trimestre de 2025 também não foram positivos.

Além disso, pouco depois da confirmação das tarifas, a empresa anunciou o despedimento temporário de 5 400 trabalhadores nas suas fábricas nos EUA, Canadá e México, além de uma suspensão da produção durante um mês nas últimas duas.

O que se segue?

Embora o grupo ainda não tenha tomado uma decisão oficial, a Automotive News revela que já estão a ser exploradas várias hipóteses, entre elas a venda das duas marcas italianas ou colaborações com fabricantes de automóveis chineses.

Com as tarifas de importação a afetarem diretamente a rentabilidade das duas marcas em questão e a pressionarem a Stellantis quanto ao seu futuro, a decisão poderá não tardar.

Enquanto isso, a Alfa Romeo está a preparar as próximas gerações do Stelvio e do Giulia. A segunda geração do SUV da marca italiana será apresentada no final deste ano.

  • Novo Alfa Romeo Stelvio: Primeiras imagens oficiais

    ID: 204745 | 5311360723