Stella e o seu diretor técnico, Giuseppe Merosi, que antes tinha desenhado automóveis para a Fiat e motocicletas para a Bianchi, começam a trabalhar nos planos para os primeiros Alfa: o 12 HP, logo seguido do 15 HP, com um bloco de 2,4 litros com 24 cv, capaz de alcançar os 95 km/h.
A crise que fustigava a Europa acabaria por alterar os planos de Stella e Merosi, algo que se tornou ainda mais evidente com o eclodir da Primeira Grande Guerra, em 1914. As dificuldades financeiras apoderam-se, de novo, da empresa que é socorrida por um engenheiro bem-sucedido, que dá pelo nome de Nicola Romeo, e que coloca a Alfa ao serviço do esforço de guerra, passando a produzir motores para aviões e compressores.
Uma decisão que traz, de novo, a prosperidade, e que terá estado na origem da decisão de tornar a Alfa numa empresa de capitais públicos, o que acontece a par da alteração da designação para Alfa Romeo, formalizada a 3 de fevereiro de 1918.
Quase de imediato iniciam-se os preparativos para o regresso à produção de automóveis, que culmina com o lançamento do Torpedo 20-30 HP, em 1920.