Se é um fã de desportivos clássicos dos anos 30 do século passado e, por acaso, até tem um velhinho Mazda MX-5 NB na garagem, saiba que bastam-lhe mais apenas mais 8 000 euros, para que possa tornar-se o feliz proprietária de uma verdadeira "jóia": um Alfa Romeo 158 de 1937. Confuso? Não vale a pena...
Mistura verdadeiramente improvável, a verdade é que, tudo só é possível, graças à "magia" realizada por Anthony 'Ant' Anstead, o responsável pelo programa Master Mechanic. O qual decidiu criar um programa revolucionário, a que deu o nome Tipo 184, com o qual, qualquer condutor pode transformar um roadster do dia-a-dia como o Mazda MX-5 de segunda geração (NB), num icónico Alfa Romeo 158 de 1937, também conhecido como 'Alfetta'.
A transformação, noticia a alemã Auto Bild, passa por um kit de transformação, fornecido por Anstead, a troca de 8.350 euros - valor no qual não está, obviamente, incluído o MX-5...
LEIA TAMBÉM
Alfa Romeo 4C despede-se do Novo Mundo com edição comemorativa e limitada
Deste kit de transformação faz, sim, parte, um chassis e os painéis de carroçaria que vestirão o Mazda de 'Alfetta', além de uns revestimentos que fazem com que os discos de travões passem a parecer de tambor e um longo escape semelhante aos utilizados pelos carros de competição daquela época, com oito entradas incorporadas. Quatro verdadeiras e quatro falsas, estas últimas, apenas para disfarçar o bloco de quatro cilindros 1.8 litros do Mazda, já que o 158 contava, de origem, com um 1.5 litros de oito cilindros em linha, sobrealimentados.
Primeiros 10 kits terão a orientação na montagem de Anstead
Como parte da oferta de pré-lançamento, 'Ant' Anstead promete disponibilizar 10 kits de transformação, cujos compradores vão poder montar nos seus Mazda, nas instalações deste construtor de automóveis e designer britânico, sob a sua orientação.
Por saber fica, no entanto, se os restantes componentes que aparecem no site deste projecto, como é o caso das rodas retro, volante, bancos, amortecedores e restantes peças para o interior do 'Alfetta', estão incluídos no pacote inicial. Ou se, pelo contrário, serão objecto de novos capítulos desta invulgar transformação... e, como tal, pagos à parte.
O carro que projectou Juan Manuel Fangio
Sobre o Alfa Romeo 158, importa dizer que se trata de um monolugar que se estreou na competição em 1937, embora o seu período áureo tenho sido já nos anos 50 do século passado.
Logo em 1950, o Alfa Romeo 158 inscreveu o seu nome na história, ao vencer todas as corridas do então calendário de Fórmula 1, com Giuseppe 'Nino' Farina ao volante.
Apenas um ano mais tarde, em 1951, o 'Alfetta' serviria de máquina a um dos nomes maiores na história do automobilismo: Juan Manuel Fangio. O qual também ajudou a tornar este Alfa Romeo um dos monolugares de maior sucesso na história da Fórmula 1.