Os associados da ALF foram responsáveis por 700 mil milhões de euros em financiamentos e créditos tomados nos últimos 40 anos, tendo apoiado a economia nacional com três produtos especializados: Leasing, Factoring e Renting.
A ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting comemorou o seu 40º aniversário e avançou que os seus membros asseguraram financiamentos superiores a 100 mil milhões de euros em investimentos mobiliários e imobiliários, o factoring tomou 585 mil milhões de euros e o renting adquiriu 508 mil viaturas ligeiras, no valor de 10,6 mil milhões de euros.
Na sessão comemorativa dos 40 anos da ALF, o atual presidente, Luís Augusto, referiu que este tipos produtos surgiram no pós-25 de abril e permitiram "financiar as empresas e famílias e os seus investimentos e tesourarias, de uma forma mais vantajosa, dinâmica e adequada a cada realidade."
De acordo com o dirigente da ALF, "a evolução, diversidade e inovação dos produtos representados acompanha a evolução económica do país, fazendo a diferença para muitas empresas e famílias. É o trabalho que todos os Associados desenvolvem que permite este progresso e que no seu conjunto, são de uma riqueza inestimável para o progresso do país," sublinha Luís Augusto.
LEIA TAMBÉM
Renting e leasing registam quebra no primeiro semestre
O presidente da entidade associativa que representa o financiamento especializado em Portugal acrescenta que "num mundo cada vez mais concorrencial, o leasing, o factoring e o renting são motores de desenvolvimento económico e de promoção da concorrência no financiamento da economia nacional".
"Cada vez mais, quando se colocam desafios como o da transição energética e aumento da competitividade do país, estes três produtos especializados têm um papel a cumprir no apoio à economia portuguesa, à semelhança do que acontece com as economias europeias mais ricas", adianta Luís Augusto.