ACAP & SGS explicam Certificação SERMI

No dia 14 de novembro vai decorrer uma sessão de informação online sobre a nova Certificação SERMI para as oficinas, promovida pela DPAI / ACAP e pela SGS.

A Divisão do Pós-Venda Automóvel Independente da ACAP e a SGS promovem uma sessão informativa online sobre a Certificação SERMI (Security Related Vehicle Repair and Maintenance  Information no dia 14 de novembro, pelas 10h00.

Trata-se de um procedimento que entrou em vigor no dia 1 de abril de 2024, no âmbito do Regulamento (UE) 2018/858, e está a ser implementado de forma gradual na Europa.

A certificação SERMI consiste num procedimento de autenticação que possibilita às oficinas independentes terem um acesso padronizado à parte específica do site do fabricante do veículo que contém as informações relacionadas com a segurança (antirroubo) de uma viatura, incluindo chaves, interruptores de ignição, trancas de portas, imobilizadores e centralinas que controlem esses sistemas.

Assim, este certificado digital é indispensável para todas as empresas que realizam operações de reparação e manutenção em sistemas de segurança de veículos. Aquele procedimento vem substituir todos os protocolos proprietários específicos das marcas.

Para aceder a essas informações é necessário que as oficinas e pelo menos um dos seus trabalhadores sejam certificados para este efeito. A certificação tem uma validade de cinco anos, sendo obrigatória para a realização de determinadas reparações e operações em veículos que requeiram acesso a informações técnicas de segurança dos fabricantes.

Para certificar a oficina (e trabalhadores), é necessário recorrer a um dos Organismos de Avaliação de Conformidade (CAB) autorizados a operar em Portugal.

O processo de certificação tem dois fases. A primeira, de obtenção do certificado, é documental. São carregados no site do CAB os documentos necessários. Posteriormente, durante a validade do certificado, será feita uma auditoria às instalações, para comprovar a veracidade dos documentos e que os procedimentos estão a ser cumpridos.

Para assistir a esta sessão, clique AQUI.