Os fabricantes e concessionários chineses de marcas automóveis recorreram a uma estratégia generalizada para inflacionar as vendas de veículos para responderem à guerra de preços no maior mercado de veículos do mundo.
Recentemente surgiram algumas notícias a dizer que as marcas de veículos elétricos Neta e Zeekr tinham feito seguro a automóveis sem os mesmos estarem vendidos. Este esquema inflaciona o volume de vendas e sugere que as empresas estão a atingir os objetivos anunciados.
Agora veio-se a descobrir que aquelas não foram as únicas entidades a enveredar por uma estratégia “criativa” de empolamento das vendas, já que começaram a aparecer inúmeras queixas de consumidores que foram publicadas em populares sites chineses. Em mais de um dúzia de casos, os consumidores foram informados pelos concessionários que aquela prática tinha sido utilizada para se cumprir os objetivos de vendas.
Aquela estratégia terá sido implementada pelas marcas nacionais e estrangeiras com maior volume de venda de automóveis na China, incluindo a BYD, Toyota, Volkswagen e Buick. A operação daquelas três marcas estrangeiras é efetuada em parceria com os gigantes GAC e SAIC Motor Group, que são detidos pelo Estado chinês.