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Abasteci com o combustível errado… e agora?

Texto: Miguel Policarpo
Data: 12 de Maio, 2017

É mais frequente do que julgamos. Por esta ou aquela razão, por distração ou confusão, abastecemos o carro com o combustível errado. E agora? O que fazer?

 

Abasteci com o combustível errado… e agora? O importante é não se precipitar e, principalmente, não acionar o motor. Mas se não deu pelo erro e arrancou o importante é parar ao primeiro sinal de que algo está errado: o motor falha, fumo em excesso a sair do escape… pare imediatamente.

 

Não ligue o automóvel

O primeiro e importante passo. Não dar à chave do automóvel aumenta a probabilidade de o combustível errado não chegar ao circuito de alimentação. Ao acionar a ignição, a bomba injetora começa a enviar o combustível para o motor, podendo causar problemas de resolução cara.

Não ligue sequer a ignição. Alguns condutores cedem à tentação de, nos carros automáticos, ligar a ignição para colocar o carro em “neutro” para o retirar da zona de abastecimento. Não proceda desta forma, a não ser que seja estritamente necessário retirar o veículo de onde se encontra.

Deverá informar os profissionais do posto de abastecimento que serão a sua primeira ajuda.

Depois solicite os serviços de assistência em viagem.

 

Se iniciou a marcha

Nem sempre os condutores se apercebem do erro atempadamente e iniciam a marcha normalmente. Se for esse o caso, desligue a viatura e solicite os serviços da assistência em viagem. Tal como acontece quando ainda não ligou o automóvel, os danos dependem sempre de algumas variáveis, mas aumentam muito logo que se inicia o processo de combustão.

Alguns sinais associados ao abastecimento do combustível incorreto incluem a aceleração deficiente do veículo, dificuldade em pegar e fumo em excesso. Na dúvida solicite sempre os serviços de assistência – mais vale prevenir do que remediar.

 

O que é mais grave

É mais fácil colocar gasolina num veículo a gasóleo do que gasóleo num automóvel a gasolina. O diâmetro da pistola de abastecimento de gasóleo é, em geral, maior do que o de gasolina, sendo impossível inseri-la na maior parte dos “bocais”.

É mais frequente, por esta razão, o abastecimento errado de gasolina quando deveria ser gasóleo – e é também mais prejudicial colocar gasolina em vez de gasóleo do que o contrário. O gasóleo lubrifica partes vitais do circuito e a gasolina não tem propriedades que servem este propósito. Dado que a junção destes dois combustíveis resulta numa mistura homogénea, o reservatório contamina-se rapidamente.

 

Possíveis custos

Assumindo que o condutor solicitou assistência profissional e o veículo seguiu para uma oficina, os custos variam proporcionalmente à quantidade e ao tipo de componentes mecânicos danificados. É, desta forma, inviável atribuir um orçamento exato sem a devida análise. A existir danos, poderá ascender a um número de quatro dígitos.

No entanto, nem sempre as consequências de um abastecimento incorreto resultam em prejuízos avultados. Os motores são resistentes até a uma certa quantidade, pelo que a limpeza do reservatório será suficiente para resolver o problema. Depois da limpeza do tanque de combustível, é conveniente a utilização de aditivos no próximo abastecimento.