Publicidade

Abarth 595. Novas séries limitadas Scorpioneoro e Monster Energy Yamaha

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Agosto, 2020

Duas novas séries limitadas a 2000 unidades cada do Abarth 595, denominadas Scorpioneoro e Monster Energy Yamaha, sublinham a alma e o caráter exclusivo desta marca desportiva da FCA.

A Abarth revelou duas novas séries limitadas de edição limitada – Abarth 595 Scorpioneoro e Abarth 595 Monster Energy Yamaha – com produção de apenas 2000 unidades cada, que sublinham a dualidade da sua alma, estilo e performance.

Ambas também sintetizam os dois valores fundamentais da marca desportiva da FCA: herança e divertimento.

O Abarth 595 Scorpioneoro e Abarth 595 Monster Energy Yamaha partilham a mesma cadeia cinemática, mas apresentam um estilo exterior específico.

LEIA TAMBÉM
Especial Abarth. Em pista com o escorpião no Kartódromo do Bombarral

Por baixo do capot encontra-se um motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 1,4 litros que desenvolve uma potência de 165 cv e um binário de 230 Nm.

O propulsor está associado, de série, a uma caixa manual de cinco velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão automatizada e com comandos sequenciais com pastilhas. Com caixa manual é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos.

Tributo ao A112 Abarth “Targa Oro”

O Abarth 595 Scorpioneoro foi concebido para prestar homenagem ao exclusivo A112 Abarth “Gold Ring”, mais conhecido junto dos fãs como A112 Abarth “Targa Oro”.

Abarth 595 Scorpioneoro
Abarth 595 Scorpioneoro

Tratou-se de uma viatura verdadeiramente exclusiva, com apenas 150 unidades produzidas em 1979. Todas possuiam carroçaria preta, pormenores dourados, sofisticado interior e ampla gama de conteúdos de série, seguindo a tradição italiana dos modelos de “granturismo”.

Exteriormente, o Abarth 595 Scorpioneoro é reconhecível pela pintura em Preto Scorpione – disponível, como opcional, também em Azul Podium, Branco Racing e Cinzento Record – e pelo tejadilho com decoração em xadrez preto mate.

Este revestimento condiz perfeitamente com o acabamento em Cinzento Tar Cold dos puxadores, das capas dos retrovisores e dos defletores, dianteiro e traseiro.

Para realçar ainda mais o estilo, esta nova série especial inclui elementos dourados, como o escorpião no capot, o friso em torno da carroçaria e as jantes de 17” ou, como opcional, jantes pretas de 17” com o escorpião dourado no centro.

Interior em pele preta

No interior, o novo Abarth 595 Scorpioneoro exibe bancos com estofos em pele preta e costas em material técnico para dar melhor sustentação ao corpo na condução mais desportiva.

Nos apoios de cabeça dianteiros sobressai a inscrição “Scorpioneoro” bordada, a acompanhar a bandeira italiana e o bordado com o nome Abarth.

Os novos bancos combinam com o tablier em Preto Scorpione com elementos em preto mate, com a placa dourada no túnel central e com os tapetes personalizados.

O Abarth 595 Scorpioneoro conta ainda com avançado sistema de infoentretenimento, que inclui o sistema Uconnect HD de 7” equipado com Apple CarPlay e Google Android Auto – uma plataforma rápida com monitor de alta definição, GPS e rádio digital DAB.

Além disso também oferece um sofisticado sistema BeatsAudio com 480 W de potência e altifalantes digitais de oito canais, incluindo um avançado algoritmo de equalização capaz de reproduzir todo o espectro sonoro de uma gravação em estúdio.

Evocação da parceria com a Yamaha

A segunda série especial, o Abarth 595 Monster Energy Yamaha, foi criada a pensar nos clientes jovens e nos adeptos dos desportos motorizados, com um produto empolgante e exclusivo.

Abarth 595 Monster Energy Yamaha
Abarth 595 Monster Energy Yamaha

A decoração exterior é inspirada no Monster Energy Yamaha MotoGP YZR-M1 de 2020, apresentando uma carroçaria bicolor azul e preta, disponível também, como opcional, totalmente em preto, e ostenta o logo “Monster Energy Yamaha MotoGP” na zona inferior da lateral, imediatamente acima do logo “595”.

LEIA TAMBÉM
Abarth comemora 70 anos. De Amesterdão a Lisboa em 1949 dias…

Esta série especial também limitada a 2000 unidades exibe ainda a “garra Monster” no capot, um sinal da nova colaboração entre a Abarth e a conhecida bebida energética.

As cores escuras contrastam com o acabamento em Cinzento Tar Cold dos puxadores das portas e dos defletores, dianteiro e traseiro.

Passando ao habitáculo, este possui um volante de base plana inspirado nas viaturas de competição com lista de marcação do centro no rebordo superior, particularmente útil para a condução de um carro desportivo.

Preparação desportiva

O botão “Sport” controla o débito de binário máximo, a regulação do sistema de direção elétrica e a resposta ao acelerador e o “ronco” do escape Record Monza com válvula ativa.

O sistema de travagem – desenvolvido especificamente para a Abarth – possui discos ventilados, de 284 mm à frente e 240 mm atrás.

Igualmente de série, a suspensão traseira Koni com tecnologia de Amortecimento Seletivo de Frequência (FSD) otimiza o comportamento dinâmico, a maneabilidade e a estabilidade, proporcionando uma exclusiva experiência de condução.

O sistema Uconnect HD de 7” está associado ao sistema integrado de telemetria Abarth, que permite aos aos condutores avaliarem a própria performance. 

As duas novas séries especiais já podem ser encomendadas, com preços a partir de 27.530 euros para o 595 Monster Energy Yamaha e desde 30.930 euros para o 595 Scorpioneoro.