Abarth 124 ‘Rally’: o escorpião salta para a terra

Texto: Filipe Bragança
Data: 13 Março, 2019

O Spider com a insígnia do escorpião foi revisto pelos técnicos da preparadora italiana e está ainda mais competitivo.

Começa nova temporada de ralies, e com ela chega um novo 124 Spider para a competição. Com os dados recolhidos durante as duas épocas em que este Abarth 124 Spider já competiu, e as informações obtidas durante os mais de cinco mil quilómetros de testes, os mecânicos do escorpião souberam onde era possível melhorar a performance deste carro.

No capitulo da motorização, os mecânicos tornaram a curva do binário mais linear e plana em todas as rotações do motor, o que se traduz num aumento de débito por parte do bloco de quatro cilindros. A transmissão também sofreu alterações que se focaram no diferencial. A transmissão apresenta-se agora com uma nova calibração do bloqueio e quatro modos de regulação (Aderência Alta/Média/Baixa, Molhado) do Sistema de Controlo de Tração.

Estas alterações representam uma optimização da tracção, em diferentes pisos, o que se traduz em melhores tempos. A caixa-de-velocidades foi optimizada de modo a facilitar a rapidez das mudanças. Mais concretamente, o actuador pneumático foi regulado para permitir uma engrenagem mais rápida em aceleração e reduções mais graduais e suaves, evitando o bloqueio do eixo traseiro.

Para finalizar e, a pensar nos troços de ralis, nesta edição do 124, a Abarth oferece um kit para utilizar em troços de terra, que inclui uma distância ao solo aumentada em 40 mm e discos de travão compatíveis com as jantes de liga leve de 15” (em vez das jantes de 18″ utilizadas em asfalto), que reduzem o peso do 124.

Segundo os representantes da Abarth, o objectivo desta revisão é “proporcionar aos clientes uma viatura de competição com melhores performances, mais fácil de afinar e, ao mesmo tempo, mais fácil de conduzir, perfeita tanto para profissionais como para pilotos amadores”.  Os pneus de asfalto e de terra desta edição vêm com as dimensões exigidas pelos regulamentos das categorias ‘R5’ e ‘WRC’.

Veja aqui o 124 em acção nos ‘rallyes’.

Veja também:

Abarth celebra 70 anos em Genebra
Ensaio Fiat 124 Spider  Lusso
Brabus tem 789 cv para o novo G-Wagon
Brembo traz mais arte ao Salão de Genebra