A VW de Woodstock regressou e vai voltar ao festival…

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Fevereiro, 2019

Foi restaurada a icónica VW de Woodstock, também conhecida como a “Light Bus”, que até surgiu no álbum oficial do festival que deu o início ao “Summer of Love”

Vai celebrar-se em 2019 o 50º aniversário do Festival de Woodstock, um dos momentos mais marcantes na história do século XX e que ajudou a transformar para sempre as mentalidades. De tal forma que ainda hoje muitos dos ideais do evento continuam a ser conquistados nas sociedades de todo o mundo. Entre os milhares de veículos que se fizeram à estrada para chegar ao festival no Summer of Love de 1969, houve um que ficou na história. Falamos da VW de Woodstock, a “Light Bus” que foi agora recuperada pela Volkswagen of America.

Se a história original do VW de Woodtsock já era incrível, o seu regresso não deixa de ser também fascinante. Tudo começou em 1968 quando o proprietário desta Volkswagen Type 2, músico, queria uma “carrinha mágica” para transportar a banda até aos arredores de Nova Iorque, onde se iria realizar o festival. Esse trabalho foi encomendado a Bob Hieronimuis, que criou esta incrível decoração para a “Light Bus”. Aquela que ficaria conhecida como a mais icónica carrinha VW de Woodstock ganhou notoriedade quando uma foto sua captada pela Associated Press, durante este evento, correu o mundo (provavelmente na altura ainda não se dizia que se tinha tornado viral…), ao ponto dela ser escolhida para aparecer no álbum original de Woodstock.

Agora, cinco décadas depois, esta carrinha fabricada em 1963 volta a apresentar o seu visual icónico. Este foi um trabalho de restauro e que conta também com a recuperação da pintura que a tornou famosa como “Light Bus”. Algo que ficou novamente a cargo de Bob Hieronimus, responsável por este projeto juntamente com o produtor de documentários John Wesley Chisholm. Finalmente com o seu estupendo visual recuperado, a VW de Woodtsock poderá ser vista pela primeira vez este fim-de-semana, na California. A partir dai, vai espalhar paz e amor num périplo de seis meses pelo território dos Estados Unidos, com esta viagem espiritual a terminar precisamente no palco onde ganhou fama. A última paragem será precisamente em Woodstock, onde se vão assinalar cinquenta anos do festival que mudou o mundo!

 

Partilhar