Publicidade

Mercedes apresenta carrinha AMG E63 4MATIC+

Texto: Nuno Fatela
Data: 3 de Fevereiro, 2017

Disponível em versões de 571CV e de 612CV e com apresentação marcada para o Salão de Genebra, a Mercedes afirma que a versão AMG E63 4MATIC+ Station “combina a condução desportiva com o elevado nível de inteligência do Classe E”.

A Mercedes acaba de revelar uma das novidades que vai abrilhantar o Salão de Genebra, palco para a revelação da carrinha desportiva AMG E63 4MATIC+ Station. A base para as performances superiores será o motor V8 4.0L biturbo desenvolvido pela divisão de Affalterbach, disponível com 571CV e 750Nm ou, na versão ainda mais desportiva AMG E63 S Station, com 612CV e 850Nm, o que permite atingir os 100km/h em apenas 3,5 segundos. Em, ambos os casos é utilizada a transmissão automática de nove relações AMG SpeedShift MCT que vai alterando a resposta do motor, funcionamento da caixa, suspensão, direção, ESP e tração integral consoante a opção pelos modos de condução Comfort, Sport, Sport Plus e Individual. Além disso, na versão “S” foi ainda adicionada a opção RACE, que explora ao máximo o desempenho dinâmico da carrinha Classe E.

 

A Mercedes AMG E63 4MATIC+ Station utiliza, tal como o nome indica, o sistema de tração integral 4MATIC Plus, do qual é destacada a inteligência com que é feita a distribuição totalmente variável do binário entre os dois eixos para maior ligação ao solo e também estabilidade superior. A marca germânica afirma ainda que este sistema, que de origem envia toda a força para as rodas traseiras, oferece maior dinâmica lateral e longitudinal para uma aceleração mais precisa. A Mercedes AMG E63 4MATIC+ Station equipa ainda um diferencial traseiro autoblocante, mecânico na versão de 571CV e eletrónico para a opção de 612CV.

 

Outro atributo que contribui para s capacidades superiores da carrinha Classe E assinada pela AMG é a suspensão pneumática de três câmaras-de-ar, que são configuráveis para alterar a rigidez e assim conferir melhor conforto e comportamento ao modelo. É ainda referida a importância da direção progressiva eletrónica, com relação da transmissão variável em duas fases nos modos Comfort, Sport e Sport Plus e totalmente personalizável no modo individual. Além disso, a travagem da Mercedes AMG E63 4MATIC+ Station é assegurada pelo sistema de travagem fornecido pela AMG, existindo ainda a opção de escolha pelo composto carbono-cerâmico, com discos de dimensões superiores, para ainda maior eficácia.

O exterior desta carrinha desportiva é também mais exclusivo, com a Mercedes a afirmar que “o design distinto e desportivo da dianteira a partir do Pilar A demonstra o progresso da AMG” nas Mercedes Station, com o capot inserido entre os guarda-lamas (com mais 27mm que a versão “regular”) e o para-choques. Com as proteções nas embaladeiras a conferir a impressão de maior comprimento ao modelo, a traseira da Mercedes AMG E63 4MATIC+ Station assume uma postura mais desportiva através do para-choques que integra um painel em forma de difusor e as quatro saídas de escape agrupadas aos pares nas extremidades.

 

O habitáculo também reforça o caráter desportivo com recurso aos bancos desportivos AMG, com descanso de cabeça integrados, revestimento a pele no tablier e cintos de segurança em cinza, a mesma cor que surge na faixa decorativa do volante. Também exclusivo é o painel de instrumentos AMG, com visual em fibra de carbono e novas informações adicionais. No caso da versão AMG E63 S o ecrã multifunção com monitor duplo é de origem, um atributo que apenas consta da lista de opcionais das restantes carrinhas Classe E.

 

O lançamento da Mercedes AMG E63 4MATIC+ Station é assegurado por uma exclusiva Edition 1, com pintura exterior designo seletine grey, opcionalmente designo night black magno, agraciada com inserções a cinza claro do pack AMG Night. Além disso, o visual exterior é ainda enriquecido pela presença das jantes em preto fosco com acabamento brilhante que têm dimensões de 20’’ e sete raios duplos. Para o habitáculo surgem pespontos contrastantes a amarelo para os bancos e volante AMG, este último em microfibra DINAMICA.

 

Com apresentação marcada para o Salão de Genebra, em março, as encomendas para o Mercedes AMG E63 4MATIC+ Station começam no mês seguinte. A entrada em comercialização ocorre pouco tempo depois, já que foi agendada para junho de 2017.