Publicidade

9 pilotos e um famoso que conduziram um F1 (e que você não sabia)

Texto: André Bettencourt Rodrigues
Data: 21 de Julho, 2017

 

Sébastien Ogier é o mais recente piloto a ter vivido por dentro as emoções da Fórmula 1, como pode ver neste vídeo realizado no Red Bull Ring. Mas houve outros a quem foi dada a mesma honra.

Para que não se sinta defraudado, avisamo-lo já que quase todos os membros desta restrita lista de eleitos distinguiram-se noutras vertentes do desporto motorizado. Mas também que houve um que achou que a adrenalina dos filmes de ação já não era suficiente.

Uma coisa é certa: fizeram aquilo que muitos sonham — sentir, pelo menos uma vez na vida, o que é conduzir um carro de Fórmula 1.

 

Sébastien Loeb

Loeb tem se destacado em quase tudo o que lhe tem sido dado para as mãos (foi segundo classificado à geral nas 24 H de Le Mans, venceu a mítica subida de Pikes Peak, triunfou no Mundial de Ralicross e ganhou etapas no Dakar), por isso não é de estranhar que se tenha dado tão bem com um Fórmula 1.

Valentino Rossi

Rossi also drove for Ferrari at Mugello in 2008

O ícone dos ícones. O eterno “Il Dottore” ou “The Doctor”. A magia de Valentino Rossi vai muito além das duas rodas, como comprovou nos testes de inverno de Fórmula 1 de 2006. No circuito de Valência, o italiano ficou a apenas 0,5s da melhor volta de Michael Schumacher, o que alimentou ainda mais os rumores de que poderia trocar o MotoGP pelas emoções do maior campeonato de monolugares do mundo. Na época, o então presidente Luca di Montezemolo chegou a garantir que, caso a Ferrari pudesse inscrever três carros (uma das medidas que chegaram a estar em cima da mesa para ‘apimentar’ o campeonato), um deles seria para a lenda transalpina.

O relacionamento de Rossi com a Ferrari é de tal maneira próximo que Valentino viria a repetir a experiência dois anos mais tarde, desta feita nos circuitos de Mugello e da Catalunha.

 

Colin McRae

Em 1995, um escocês chamado Colin McRae tomou ‘de assalto’ o Campeonato do Mundo de Ralis, vencendo o primeiro título da carreira ao volante d0s hoje famosos Subaru azuis com as cores da tabaqueira “555”. Um ano mais tarde, a estrela da Grã-Bretanha trocou de lugar com o Jordan de Martin Brundle no circuito de Silverstone, num clássico evento publicitário. Apesar de apenas ter percorrido algumas voltas ao circuito, McRae ficou a menos de dois segundos de Brundle, o que diz tudo sobre o seu talento indiscutível.

Craig Lowndes

Craig Lowndes at the wheel of the McLaren MP4-23

Nome pouco conhecido dos europeus, Craig Lowndes é o maior ícone em atividade do desporto motorizado australiano, e igualmente o piloto de maior sucesso nos V8 Supercars —  a principal competição da terra dos Cangurus —, com 105 triunfos registados em seu nome (seis nos famosos 1000 km de Bathurst). 

Numa ação apoiada pela Vodafone, então patrocinadora da McLaren e da equipa de Lowndes, a Triple Eight Engineering, o australiano sentou-se no McLaren MP4-23 de Jenson Button em torno do famoso Mount Panorama, mas foi o britânico quem bateu o recorde da volta mais rápida do circuito e que era detido pelo próprio Lowndes, ao volante do seu V8 Supercar.

Mick Doohan e Tommi Mäkinen

No auge da carreira, pouco antes da retirada e da conquista do seu 5º título nas 500 cc do Campeonato do Mundo de Velocidade de Motociclismo, foi dada a oportunidade a Mick Doohan de sentir o ‘gostinho’ da Fórmula 1. Local: Circuito de Barcelona. Equipa: Williams Grand Prix, a então campeã do mundo em título. Mas as coisas não correram bem ao australiano, que teve muitas dificuldades em ‘domar’ o FW19. Ao fim de apenas quatro curvas, Doohan perdeu o controlo do carro, indo bater às barreiras. No mesmo dia, também o finlandês Tommi Mäkinen teve um encontro imediato com o muro de proteção. Há coisas que não se explicam…

Tom Cruise

Tom Cruise felt the need for speed

Quem não se lembra dos papéis inesquecíveis de Tom Cruise em “Top Gun” e “Dias de Tempestade” e sonhou um dia ser como ele? O actor de “Missão Impossível” quis recuperar esses tempos em que a necessidade de ‘voar mais alto’ fazia parte do seu quotidiano e aceitou de bom grado o convite endereçado pela Red Bull Racing para conduzir um Fórmula 1 no mítico circuito de Willow Springs, corria o ano de 2011. Cruise conseguiu atingir uma velocidade máxima de 291 km/h, não sem antes ter realizado uma pequena incursão pela gravilha. Mas não há dúvida que chegou a ‘voar’, ficando a apenas 6 km/h do que o experiente David Coulthard conseguiu no mesmo dia. Nada mau, ‘Cole Trickle’…

Jeff Gordon

11 de Junho de 2003. O dia em que o norte-americano Jeff Gordon, no auge da popularidade na NASCAR, trocou o seu lugar na ‘stock-car’ norte-americana pela oportunidade de conduzir o BMW Williams de Juan Pablo Montoya no circuito de Indianápolis. Poderia dizer-se muito sobre esta aventura que encantou o mundo do automobilismo. Mas o melhor é mesmo ver o vídeo que se segue:

 

 

Jorge Lorenzo

Tricampeão do Mundo de MotoGP, Jorge Lorenzo é um dos pilotos mais talentosos e rápidos que já passaram pelo campeonato. Tal como Valentino Rossi, também o espanhol teve a oportunidade única, graças à Monster Energy, de trocar as duas rodas pelo presente extraordinário de conduzir um Fórmula 1, neste caso um Mercedes W05 — o carro campeão do mundo de 2015. A equipa ficou impressionada com Lorenzo e este com a velocidade em curva do monolugar prateado. Ora veja: