AUDI lança E5 Sportback exclusivo para a China

A AUDI, nova marca criada pelo Grupo Volkswagen exclusivamente para a China, iniciou as pré-vendas do E5 Sportback, um veículo elétrico desenvolvido em parceria com a SAIC.

O modelo, que abandona o icónico logótipo dos quatro anéis para sublinhar a sua independência da Audi tradicional, estreia-se como a aposta mais ambiciosa da estratégia «na China, para a China». As primeiras entregas estão previstas para setembro de 2025.

Tecnologia e cockpit digital

Segundo informações divulgadas pelo site Car News China, o E5 Sportback distingue-se por um ecrã LED de 59 polegadas a ocupar todo o habitáculo e por tecnologia avançada de assistência à condução da Momenta, suportada por 27 sensores (incluindo lidar, câmaras e radares) e processada pelo chip Nvidia Orin X. No interior, integra o sistema operativo AUDI OS, movido por um chip Qualcomm Snapdragon 8295, e conta com o assistente de IA Doubao, da ByteDance (TikTok), prometendo interação por voz de alta qualidade.

Preços e variantes

O modelo será lançado em quatro variantes, com preços entre 235.000 e 319.900 yuan (cerca de 28.000 a 38.142 euros), oferecendo opções de tração traseira ou integral. Baseado na plataforma Advanced Digitised Platform (ADP), com arquitetura de 800 V, garante carregamentos ultrarrápidos: em apenas 10 minutos pode recuperar até 370 km de autonomia.

Entre as versões, destaca-se a Pioneer, de entrada, equipada com bateria LFP de 76 kWh da joint venture SAIC-CATL, autonomia de 618 km CLTC, motor traseiro de 220 kW e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos. Já a versão de topo, Flagship Quattro, adota dois motores com potência combinada de 579 kW (776 cv), bateria NMC de 100 kWh e autonomia de 647 km CLTC, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

Produção na China

Com 5 portas, 5 lugares e dimensões de 4.881/1.960/1.479 mm (C/L/A), além de uma distância entre eixos de 2.950 mm, o E5 Sportback é produzido maioritariamente com componentes da SAIC: motores da Huayu Automotive Electric Systems, baterias da SAIC-CATL e montagem final realizada pela SAIC Volkswagen Automotive Co., em Anting (Xangai).

O site Car News China refere que apesar de as carrinhas nunca terem sido populares no país, o segmento tem vindo a crescer nos últimos anos. O E5 Sportback vai enfrentar concorrência de peso, como o Zeekr 007 GT a partir de 202.900 yuan (24.200 euros), o Nio ET5T desde 298.000 yuan (35.531 euros) e o recém-revelado Stelato S9T 328.000 yuan (39.107 euros).

Segundo Fermín Soneira, CEO da AUDI, «o E5 Sportback reúne a engenharia e qualidade alemãs com a inovação tecnológica chinesa, unindo o melhor dos dois mundos». A marca planeia ainda lançar mais dois modelos na China até 2027, consolidando a nova identidade AUDI no maior mercado automóvel do mundo.