Polestar 5 apresentado com até 872 cv de potência

O novo Polestar 5 combina design arrojado, tecnologia avançada e até 872 cv de potência para rivalizar com o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT.

A Polestar deu a conhecer o 5, naquela que foi a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Munique.

Baseado no protótipo Precept, revelado há mais de cinco anos, este grand tourer elétrico de quatro portas chega um ano mais tarde do que o previsto, mas mantém um visual marcante

Na dianteira, destacam-se os faróis duplos em lâmina com tecnologia Pixel LED, complementados por linhas elegantes. Destaque também para os puxadores da porta embutidos e os vidros sem moldura.

A combinar com o visual estão as jantes de 20 polegadas de série (podendo chegar às 22” como opção) e a traseira de estilo Kamm, que dispensa o vidro traseiro.

Interior minimalista

O interior segue a filosofia da marca, com um interior minimalista e tecnológico. O habitáculo é composto por um painel de instrumentos digital de 9”, um head-up display de 9,5” e um ecrã de infoentretenimento vertical com 14,5”.

Os bancos dianteiros, criados em parceria com a Recaro, podem ser revestidos em MicroTech ou couro Nappa e incluem aquecimento, ventilação e massagem. Já os bancos traseiros reclinam e oferecem funções idênticas, com climatização de quatro zonas e mais espaço para os pés graças à “garagem” atrás dos bancos dianteiros.

Incluído no equipamento está ainda o espelho retrovisor digital, acabamentos em linho e um sistema de som de 10 altifalantes (ou opcional Bowers & Wilkins de 21).

Até 872 cv de potência

Assente na Polestar Performance Architecture, uma plataforma de alumínio colado e curado a quente, a versão Dual Motor (base) do Polestar 5 dispõe de dois motores elétricos (um por eixo).

A potência total é de 738 cv e 812 Nm de binário, alimentados por uma bateira de iões de lítio com 112 kWh de capacidade, que garante uma autonomia de até 670 km (WLTP). O tempo dos 0 aos 100 km/h é de 3,9 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.

Quanto ao carregamento, a potência em corrente contínua (DC) pode chegar aos 350 kW, que permite carregar dos 10% aos 80% em 22 minutos. Em corrente alternada (AC), a potência é de 19 kW.

Versão Performance

Também disponível está a versão Performance, que aumenta a potência combinada pelos dois motores elétricos para 872 cv e 1.015 Nm de binário máximo. O tempo dos 0 aos 100 km/h nesta versão é de 3,2 segundos, mas a autonomia desce para 565 km.

Para além da potência adicional, esta versão também recebe uma suspensão mais desportiva com amortecedores adaptativos e também detalhes em dourado e preto brilhante.

Encomendas abertas

A Polestar já abriu as encomendas para o 5. Para Portugal, os preços de lançamento  arrancam nos 122 600 euros para a versão Dual Motor e nos 146 400 euros para o Polestar 5 Performance.