Bateria de 12 V do elétrico ou híbrido descarregada: e agora?

Embora os carros elétricos não tenham motor a combustão, continuam a depender da bateria de 12V para ativar os sistemas eletrónicos que permitem o funcionamento do veículo — incluindo o próprio sistema que ativa a bateria de alta voltagem.

Está prestes a sair de casa com o seu carro híbrido ou elétrico, mas ao tentar ligá-lo… nada acontece. Lembra-se então de que talvez tenha deixado os faróis ligados ou o rádio a tocar enquanto o carro estava em modo de espera. Ou, quem sabe, tenha instalado recentemente um acessório que consome mais energia do que devia. Independentemente do motivo, o resultado é o mesmo: a bateria descarregou e o carro recusa-se a arrancar.

É seguro fazer um arranque de emergência num carro híbrido ou elétrico?

A resposta simples é: sim, é possível dar um arranque de emergência num híbrido ou elétrico com segurança. No entanto, também é importante esclarecer: embora tecnicamente seja possível usar um carro híbrido para dar arranque a outro carro, não é recomendado fazê-lo. Os sistemas eléctricos destes veículos não foram concebidos para esse tipo de transferência de energia, e isso pode causar danos ao sistema elétrico do veículo.

Os riscos de um arranque mal feito

Mesmo quem já tem experiência a fazer arranques com cabos pode cometer erros — como inverter os cabos ou ligar os terminais de forma incorrecta. Num carro híbrido ou elétrico, um erro destes pode ser especialmente grave:

  • Danos na bateria auxiliar de 12 volts;
  • Queima de fusíveis ou cablagem;
  • Danos nos componentes eletrónicos do veículo;
  • E, em situações mais extremas, aquecimento excessivo, incêndio ou até explosão.

Nunca — nunca mesmo — tente ligar cabos diretamente à bateria de alta voltagem. Isso é extremamente perigoso e pode ser fatal.

O que torna um híbrido ou elétrico diferente?

Tanto os híbridos como os elétricos utilizam duas baterias distintas:

  1. Bateria de alta tensão – alimenta o(s) motor(es) elétrico(s) e faz parte do sistema de propulsão. Esta nunca deve ser utilizada para arranques de emergência.
  2. Bateria auxiliar de 12 volts – tal como nos veículos a combustão, esta alimenta os sistemas essenciais do carro (ignição, iluminação, sistemas de segurança, etc.). É esta que precisamos de recarregar para voltar a pôr o carro a funcionar.

A localização da bateria de 12 volts varia consoante o modelo: pode estar sob o capô, no porta-bagagens ou debaixo do banco traseiro. Consulte sempre o manual do proprietário para identificar a localização exata.

O que fazer no caso da bateria de 12V estar descarregada num carro 100% elétrico?

Os sintomas serão semelhantes aos de um híbrido: nada acontece ao pressionar o botão de ligar, portas que não destrancam eletricamente, e sistemas apagados.

Pode seguir os mesmos passos de arranque de emergência com cabos, descritos abaixo, desde que o fabricante do seu modelo elétrico permita isso (confirme sempre no manual).

Muitos modelos elétricos têm pontos de reforço (boost points) específicos para ligação dos cabos de arranque — utilize apenas esses pontos, nunca a bateria de alta voltagem.

Como fazer um arranque de emergência com segurança

Siga estes passos com cuidado para garantir que faz tudo corretamente:

  1. Encontre um veículo com bateria funcional – um carro a gasolina ou gasóleo servirá como “carro doador”.
  2. Estacione ambos os veículos numa superfície plana, seca e segura.
  3. Desligue todos os sistemas elétricos dos dois carros (rádio, luzes, ar condicionado, etc.).

Identifique os terminais das baterias:

No carro doador, a bateria estará normalmente visível no compartimento do motor.

No híbrido ou elétrico, utilize apenas os pontos de reforço indicados no manual.

Ligue os cabos de arranque nesta ordem:

  1. Vermelho (positivo) no terminal positivo do carro com a bateria descarregada;
  2. Vermelho (positivo) no terminal positivo do carro doador;
  3. Preto (negativo) no terminal negativo do carro doador;
  4. Preto (negativo) numa superfície metálica não pintada do carro descarregado (nunca diretamente no terminal negativo, salvo indicação no manual).
  5. Verifique se os cabos estão bem presos e seguros.

Ligue o carro doador e deixe o motor a trabalhar alguns minutos. Pode acelerar ligeiramente para ajudar a transferir carga. Tente ligar o carro descarregado. Se arrancar, parabéns — o problema está resolvido.

Retire os cabos pela ordem inversa:

  1. Primeiro o preto (negativo) do carro descarregado, depois do doador;
  2. Depois o vermelho (positivo) do carro descarregado, e por fim o doador.

Conselhos finais

  • Nunca utilize um híbrido ou elétrico para dar arranque a outro veículo — o sistema elétrico não está preparado para isso;
  • Não ligue os cabos à bateria de alta voltagem — é extremamente perigoso;
  • Pode usar um arrancador portátil (jump starter) adequado para veículos híbridos e elétricos;
  • Se deixar o carro parado por longos períodos, verifique periodicamente o estado da bateria de 12V;
  • Em caso de dúvida, procure ajuda profissional para evitar riscos desnecessários.

Dar um arranque de emergência num híbrido ou elétrico não é complicado, mas requer atenção especial aos detalhes e segurança. Com os devidos cuidados e seguindo os passos corretos, pode pôr o seu carro de volta à estrada em segurança e sem danos.