Ford regista patente de caixa manual para elétricos

A Ford registou uma patente para uma caixa de velocidades manual simulada em carros elétricos. Será que a inovação tornará a condução elétrica mais envolvente?

A Ford é a mais recente marca a tentar introduzir alguma emoção nos veículos elétricos, tradicionalmente criticados por não serem envolventes.

A 20 de Março, foi publicada a patente “Shifter Assembly for Electric Vehicle” no Instituto de Patentes e Marcas Registadas dos Estados Unidos da América (USPTO), que descreve uma nova tecnologia que simula uma caixa de velocidades manual especialmente para automóveis elétricos.

A patente apresenta uma manete de mudanças como a conhecemos, montada numa caixa. Contudo, a grande diferença é que não está montada no túnel da transmissão e ligada mecanicamente a uma caixa de velocidades.

Neste caso, ela está simplesmente instalada numa secção elevada do piso, interagindo com vários atuadores que são geridos por um controlador eletrónico de potência.

Segundo a patente, este controlador eletrónico “gere o fluxo de energia elétrica fornecida pelo conjunto de baterias, controlando a velocidade e binário que cada motor produz”.

Por outras palavras, haverá um manípulo de mudanças, que poderá replicar o clássico padrão em H ou sequencial, mas seguirá um “caminho virtual” definido eletronicamente.

Isto porque à medida que a “manete” é movimentada para a frente e para trás, são enviados sinais que alteram a potência fornecida pelo motor (ou motores) elétrico do veículo, simulando as mudanças de uma caixa de velocidades manual.

Muito provavelmente, isto irá tornar o veículo elétrico mais lento, uma vez que há uma interrupção na entrega de potência. No entanto, importa relembrar que o objetivo desta tecnologia não é tornar o carro mais rápido, mas sim mais envolvente durante a condução.

Não é a primeira

A Ford não é a única marca a explorar este conceito. A Hyundai foi pioneira com o Ioniq 5 N, que pôs a indústria automóvel em xeque com a tecnologia que recorre a som de motor de combustão e trocas de caixa simuladas para recriar as sensações típicas de um carro a combustão.

A Toyota também foi notícia recentemente por divulgar o desenvolvimento de uma solução semelhante no novo Lexus RZ, que usa uma manete e um pedal de embraiagem simulados e que até deixa o carro ir abaixo.

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Já a solução da Ford não se limita apenas a simular mudanças. De acordo com a patente, na base estão integrados pequenos motores que fornecem feedback tátil através da alavanca, podendo vibrar e oferecer resistência como se o condutor estivesse a engrenar uma mudança.

A nova solução da marca da oval azul apresenta detalhes interessantes, ainda que um pouco teatrais. No entanto, ainda não passa de uma patente. O registo original remonta a 2023, o que sugere que a Ford já anda a pensar nisto há algum tempo.

Se esta tecnologia chegará à produção, ainda é uma incógnita. Ainda assim, levanta-se a questão: poderá ser uma forma de atrair entusiastas mais puristas para o mundo dos elétricos?