Fiat 500 C Hybrid Launch Edition

Fiat 500 C Hybrid Launch Edition. Microhíbrido descapotável

O pequeno citadino da Fiat foi eletrificado, com a introdução de uma motorização híbrida suave (mild-hybrid), que também está disponível na versão descapotável, aqui ensaiada na edição especial de lançamento.

Para quem ainda não está totalmente convencido acerca das vantagens dos veículos elétricos, designadamente em termos de autonomia e carregamentos externos da bateria, a Fiat propõe uma solução eletrificada simples, baseada em tecnologia microhíbrida (mild-hybrid). Esta solução está disponível no citadino 500, incluindo na versão descapotável.

Aliás, o Fiat 500 C Hybrid é um dos poucos modelos do segmento dos citadinos a oferecer a possibilidade de condução com os "cabelos ao vento". Por uma questão de custos de produção, a Fiat optou por manter quase intacta toda a estrutura da parte superior do automóvel, substituindo um tecto panorâmico por uma capota flexível, que recolhe por completo até à traseira.

Exteriormente, o Fiat 500 C Hybrid mantém-se fiel às linhas que têm contribuído para o sucesso deste modelo nos últimos 14 anos. A versão Launch Edition do Fiat 500 C Hybrid pode ser identificada pela inscrição "Hybrid" na traseira e pelo logotipo "H", formado por duas gotas de orvalho. Este último serviu de inspiração à nova cor "Verde Gota de Orvalho", que foi aplicada na pintura da carroçaria.

INTERIOR

Apesar do seu comprimento exterior de apenas 3,57 metros, o Fiat 500 C Hybrid consegue acomodar quatro ocupantes. Entre as principais novidades da versão Launch Edition incluem-se os bancos fabricados parcialmente com fio Seaqual, um material especial derivado de plástico reciclado.

Os plásticos e os materiais utilizados no 500 evocam uma imagem retro. O tablier está pintado na cor da carroçaria, como o verde gota de orvalho mate presente na Launch Edition. Os pormenores cromados acetinados no volante e no comando da caixa de velocidades proporcionam um toque de requinte ao interior do pequeno Fiat, assim como a designação 500C no lado do passageiro.

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Todos os comandos estão ao alcance fácil do condutor, incluindo a alavanca da caixa de velocidades, localizada no tablier.

Na parte superior da consola central pode ser encontrado um ecrã tátil, que é simples de utilizar. Todavia está colocado num ângulo que reflete os raios solares, dificultando a visibilidade nos dias de sol.

Os bancos dianteiros estão montados numa posição relativamente elevada, mas só as pessoas muito altas terão problemas com o espaço para a cabeça. Os bancos podem recuar o suficiente para acomodar condutores com pernas mais longas. Os espaços para arrumações não abundam. O porta-luvas é pequeno, assim como as bolsas nas portas. Por outro lado, por baixo da alavanca da caixa de velocidades encontram-se dois suportes de copos de dimensões generosas.

  MECÂNICA

Ao contrário do que sugere o nome, o Fiat 500C Hybrid não possui um modo de condução elétrico, mas, sim, um sistema microhíbrido, que alia um motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litros a um motor elétrico BSG (Belt-Integrated Starter Generator) de 12 volts e uma pequena bateria de iões de lítio com capacidade de 11 Ah.

Como sucede com a maioria dos microhíbridos, o sistema BSG armazena na bateria a energia recuperada durante as travagens e as desacelerações, que depois é utilizada para apoiar a aceleração ou fornecer energia aos sistemas auxiliares quando o motor é desligado pelo sistema Start & Stop.

O motor atmosférico a gasolina desenvolve uma potência de 70 cv e um binário de 92 Nm, estando acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, que assegura prestações honestas e uma condução suave, designadamente em ambiente urbano. A ajuda elétrica disfarça a ausência de um quarto cilindro, limando a aspereza típica dos blocos de três cilindros.

Para otimizar o comportamento dinâmico e reduzir o centro de gravidade, o motor foi montado 45 mm mais baixo Todavia, basta uma subida de pendente médio para perceber que a dinâmica não é o principal argumento do 500 C Hybrid, obrigando o condutor a recorrer com frequência às relações mais baixas da caixa de velocidades. O reflexo traduz-se num consumo de consumo relativamente elevado, com o computador a indicar uma média de 6,7 l/100 km, valor bastante acima dos 5,4 l/100 km.

O Fiat 500 C Hybrid também não foi projetado para ser uma referência em termos de prestações dinâmicas - esse papel estará reservado para os modelos Abarth - como se pode comprovar por uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 13,8 segundos e uma velocidade máxima de 167 km/h.

A suspensão, por sua vez, é macia, mas consegue absorver com eficácia as irregularidades do piso. A direção, com a função "City", é leve e, como o nome indica, facilita as manobras em ambiente urbano.

  TECNOLOGIA

O Fiat 500 C Hybrid possui um painel de instrumentos específico que inclui um ecrã digital que disponibiliza informação acerca do fluxo de energia para a bateria ou para as rodas nas fases de descaleleração e aceleração, respetivamente. Na verdade, o condutor nunca sente o funcionamento deste sistema, embora os dados apresentados indiquem alguma recuperação de energia.

O 500 C Hybrid recebe um sistema de infoentretenimento, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mas as dimensões do ecrã são reduzidas.

Em termos de sistemas de conforto e assistência à condução, o pequeno Fiat disponibiliza alguns equipamentos, mas a esmagadora maioria integra a lista de opcionais. A dotação de série inclui o sistema Start & Stop integra a dotação de série, assim como o regulador da velocidade de cruzeiro, o limitador de velocidade, os faróis de nevoeiro, o retrovisores elétricos ou o ar condicionado manual.

O pack City (sensores de luminosidade e chuva e sensores de estacionamento traseiros), o pack D-Fence, que inclui filtro de alto desempenho para remover material, o ar condicionado automático, os faróis bi-xénon ou o sistema áudio Beats contribuem para criar um ambiente mais agradável a bordo ou a facilitar a condução, mas só estão disponíveis como opção. Será de referir que a unidade ensaiada contava com quase três mil euros em extras.

AO VOLANTE

A correta posição de condução encontra-se com facilidade, graças à regulação em altura do volante (mas não em profundidade) e às múltiplas possibilidade de regulação do banco. A posição de condução também é relativamente elevada, garantindo uma boa visibilidade para a frente e para os lados da estrada e das condições do trânsito. Para trás, o caso muda de figura porque o óculo traseiro é estreito devido à capota, mas isso também se aplica aos concorrentes.

Os comandos da climatização são simples de utilizar e a alavanca da caixa de velocidades está localizada no tablier, estando facilmente acessível. Igualmente no tablier encontram-se os comandos dos vidros elétricos, numa localização que exige alguma habituação. As manobras são facilitadas pelo modo City (que torna a direção mais leve) e também pelos sensores de estacionamento traseiros.

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público de 22.226 euros, isto sem os opcionais da unidade ensaiada (2920 euros), o 500 C Hybrid não é tão barato com muitos dos seus concorrentes - alguns de segmento superior - que têm mais portas e mais equipamento de série.

Além disso, o impacto desta tecnologia microhíbrida não é muito significativo em termos de consumo de combustível, com o computador de bordo a indicar, durante o ensaio, um valor médio de 6,7 l/100 km. Por outro lado, a agilidade do pequeno 500 em ambiente urbano, a imagem agradável e a possibilidade de condução com os cabelos ao vento são alguns dos pontos que jogam a favor deste 500 C Hybrid.

 

Gostámos Gostámos

Capota elétrica

A capota elétrica é simples de utilizar, graças aos botões localizados por cima do pára-brisas. O sistema pode ser operado até uma velocidade de 80 km/h, permitindo a condução com os cabelos ao vento.

Imagem agradável

Apesar dos seus 14 anos, o design exterior do Fiat 500 C Hybrid continua atual, graças ao estilo italiano com um toque retro e às suas proporções bem equilibradas. A Launch Edition mantém essa tradição.

Caixa seis velocidades

O 500 C Hybrid é dos poucos modelos do seu segmento equipado com uma caixa manual de seis velocidades, bem escalonada e de fácil manuseamento. A sexta relação foi pensada para otimizar os consumos em estrada, mas esse não será o ambiente natural deste modelo.

Não Gostámos Não Gostámos

Lugares traseiros

O acesso aos lugares traseiros exige alguma ginástica para entrar e sair. Talvez seja por isso que está prevista uma versão de 3+1 portas para o novo Fiat 500 O espaço para as pernas também é limitado e o espaço relativamente acanhado.

Bagageira

A bagageira do 500 C Hybrid consegue transportar apenas malas de viagem pequenas ou alguns (poucos) sacos de compras. Os 300 litros de capacidade são escassos, mas se for necessário é possível rebater os bancos traseiros, com perda de lotação.

Consumo

Apesar da introdução da tecnologia microhíbrida, o consumo de combustível - e consequentemente das emissões - não é assim tão baixo quanto seria de esperar, com o computador de bordo a indicar uma média de 6,7 l/100 km, bem acima do anunciado.

Fiat 500 C Hybrid Launch Edition Preço 24.249€ Motor Gasolina, 999 cc Potência 69 cv às 6250 rpm Binário 92 Nm às 3500 rpm Transmissão Manual, 6 vel. Peso 1055 kg Comp./Larg./Alt. 3,57/1,63/1,49 m Dist. entre eixos 2,30 m Mala 185 l Desempenho 13,8 0-100 km/h; 167 km/h Vel. Máx. Consumo 5,4 (6,7) l/100 km Emissões CO2 121 g/Km

Equipamento Série:Rádio tátil Uconnect 7 Live, Uconnect Link (Apple CarPlay e Android Auto), painel de instrumentos TFT 7", telecomando abertura / fecho portas, volante regulável em altura, ar condicionado manual, retrovisores elétricos com desembaciamento, cruise control, Start & Stop, limitador de velocidade, faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 16", estofos em tecido Seaqual