No âmbito da estratégia para a descarbonização do transporte rodoviário, a MAN Truck & Bus aposta numa oferta tripla que permita responder às necessidades dos clientes: diesel, elétrico e hidrogénio. Os Alpes austríacos foram o cenário escolhido pelo construtor de Munique para fazer uma demonstração das suas diferentes soluções.
A estrela principal era indiscutivelmente o MAN eTruck, que vai passar a estar disponível em mais de um milhão de configurações, graças ao seu conceito modular de bateria, distâncias entre-eixos, cabinas, tomadas de força.
A MAN acredita que metade dos seus camiões matriculados até 2030 serão elétricos e para o efeito tem vindo a reforçar a gama. Entretanto, a marca reivindica que se está a registar uma forte procura para o novo eTruck, tendo sido recebidas mais de 2000 encomendas para o MAN eTGX e eTGS. A primeira série está quase esgotada e muitos dos pedidos em carteira são referentes a veículos que serão produzidos em série na fábrica de Munique, a partir de 2025.
Com até nove distâncias entre-eixos diferentes, seis versões de cabina, várias opções de potência, combinações de bateria, localizações da tomada de carregamento, eixos fixos e direcionais, suspensão mecânica ou pneumática, assim como programas de condução desenvolvidos especificamente para cada aplicação, o MAN eTGX e o eTGS podem ser configurados em função das necessidades de cada operador.