Espanha é o principal candidato para 3ª fábrica europeia da BYD

A chinesa BYD poderá instalar a sua terceira fábrica europeia em Espanha, reforçando a estratégia de expansão no continente e a ambição de competir com a Tesla. A decisão, esperada até ao final do ano, reflete o interesse da marca nos custos baixos e na energia limpa espanhola.

O fabricante chinês BYD está a considerar o país vizinho como principal candidato para acolher a sua terceira fábrica europeia de automóveis elétricos, de acordo com informações avançadas à Reuters por duas fontes próximas do processo. A nova unidade deverá reforçar a presença da marca no continente e apoiar o crescimento das suas vendas, num momento em que o grupo rivaliza diretamente com a norte-americana Tesla pelo domínio do mercado global de veículos elétricos.

Se confirmada, a unidade espanhola juntar-se-á às fábricas já planeadas na Hungria e na Turquia, consolidando a estratégia de expansão da BYD na Europa. A decisão final está prevista para ser tomada até ao final do ano, dependendo ainda da aprovação das autoridades chinesas.

Infraestrutura e energia tornam Espanha atrativa

Segundo as fontes, Espanha destaca-se pelos seus custos de produção competitivos, infraestrutura industrial desenvolvida e elevada percentagem de energia renovável na matriz elétrica, fatores que pesam na escolha. O diretor-geral da BYD para Espanha e Portugal, Alberto De Aza, já havia referido à Reuters que o país representa “um local ideal” para o crescimento industrial da marca na Europa, graças também à sua rede logística e à eletricidade barata.

Apesar de a decisão ainda não estar tomada, o favoritismo espanhol marca uma viragem em relação a outras opções que estavam em cima da mesa, como a Alemanha, descartada devido aos custos mais elevados de mão de obra e energia.

A BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos e híbridos plug-in, aumentou em 280% as suas vendas na Europa nos primeiros oito meses de 2025, impulsionada pela entrada de novos modelos híbridos e 100% elétricos. A empresa tem vindo a reforçar a sua rede europeia, com a contratação de novos gestores e a expansão de concessionários, após uma reestruturação anunciada em abril.

A fábrica da Hungria, primeira da BYD na União Europeia, já se encontra em construção, embora o início da produção em massa tenha sido adiado para 2026. A unidade turca, anunciada em 2024, deverá entrar em funcionamento no mesmo ano.

Espanha aposta na mobilidade elétrica

Espanha, o segundo maior produtor automóvel da Europa, tem vindo a posicionar-se como um polo estratégico para a mobilidade elétrica. Desde 2020, o país lançou um plano de 5 mil milhões de euros financiado por fundos europeus de recuperação para atrair investimentos na produção de veículos e baterias. Este programa já atraiu grupos como a Volkswagen, a Chery e a CATL.

Relações comerciais favorecem entendimento com Pequim

As relações comerciais entre Madrid e Pequim também têm facilitado o diálogo: a Espanha absteve-se na votação da União Europeia sobre tarifas aplicadas a veículos elétricos fabricados na China, ao contrário de países como a França. Segundo fontes diplomáticas, Pequim terá aconselhado as suas montadoras a privilegiar países europeus com posturas mais neutras sobre o tema — o que poderá favorecer ainda mais a candidatura espanhola.

A BYD pretende produzir localmente todos os veículos vendidos na Europa até 2028, evitando assim as tarifas da UE e reduzindo os custos logísticos. Caso a nova fábrica se concretize em Espanha, esta tornará o país num dos principais centros europeus de produção de veículos elétricos chineses, reforçando a sua posição no setor automóvel do futuro.

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