Novo comercial elétrico da Iveco é o eMoovy

Ao abrigo de um acordo com a Hyundai, a Iveco vai entrar num novo segmento de comerciais ligeiros elétricos com o eMoovy, com um posicionamento na faixas das 2,5 às 3,5 toneladas de peso bruto. A autonomia pode chegar aos 320 quilómetros com a bateria de 76 kWh.

A Iveco vai entrar no segmento dos veículos comerciais elétricos com peso bruto entre as 2,5 toneladas e as 3,5 toneladas com o eMoovy, modelo desenvolvido em parceria com a Hyundai e baseado na plataforma eLCV, a mesma do Staria, um MPV não comercializado em Portugal.

O novo modelo será proposto exclusivamente como chassis-cabina e oferece uma carga útil até 1,5 tonelada, estando preparado para receber uma carroçaria fechada com um volume útil de 10 m3.

O Iveco eMoovy foi projetado para proporcionar uma elevada resistência e robustez. O seu chassis pode receber diferentes tipos de carroçarias, contando com uma plataforma baixa para maximizar a área de carga.

O novo modelo da Iveco vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 160 kW (215 cv) e um binário de 350 Nm, sendo alimentado por uma bateria com capacidade de 63 kWh ou 76 kWh, permitindo percorrer até 320 quilómetros entre carregamentos em ciclo WLTP.

Carregamentos até 350 kW

A bateria aceita carregamentos rápidos em corrente contínua até 350 kW, permitindo recuperar até 100 quilómetros de autonomia em menos de dez minutos. O eMoovy também pode ser carregado em corrente alterna até 7 kW em Modo 2 (monofásico) ou até 11 kW em Modo 3 (trifásico).

O Iveco eMoovy dispõe da funcionalidade “Vehicle to Load”, o que significa que pode fornecer energia elétrica a 230 V em corrente alterna, possibilitando a ligação de ferramentas ou equipamentos. Além disso, uma entrada na parte dianteira pode servir para fornecer energia.

Ambiente de MPV

O interior da cabina, que oferece uma lotação para dois ocupantes, é semelhante ao do MPV Staria da Hyundai, oferecendo um ambiente de trabalho confortável e funcional, destacando-se o painel de bordo elegante e os ecrãs amigáveis do utilizador.

O quadro de instrumentos digital de 12,3” foi montado numa posição elevada no painel de bordo para proporcionar a melhor visibilidade da informação ao condutor, enquanto o sistema de comunicação e informação utiliza um ecrã tátil de 10,25”, o qual oferece uma navegação simples e intuitiva.

A cabina conta com vários espaços para arrumação de objetos e utensílios de trabalho. O equipamento é bastante completo, incluindo bancos aquecidos e ventilados, volante aquecido e um eficiente sistema de ar condicionado.

O comando do tipo botão do seletor dos programas de condução facilita o conforto atrás do volante. O sistema inteligente de travagem regenerativa controla automaticamente as fases de travagem e contribui para uma condução suave.

O sistema de entrada sem chave diminui o esforço necessário durante as entregas.

Assistência à condução

O Iveco eMoovy excede a regulamentação europeia de segurança de veículos (GSR), já que conta com vários equipamentos que ainda não são obrigatórios por lei.

O veículo vem equipado com quatro airbags e toda a estrutura foi testada para assegurar um elevado nível de proteção, particularmente nas áreas do passageiro e das baterias.

O novo chassis-cabina da Iveco possui equipamentos como o Regulador Inteligente de Velocidade de Cruzeiro com Paragem e Arranque, assistentes de manutenção da faixa de rodagem, de colisão frontal, de viragem nos cruzamentos e de atenção do condutor.

A avançada conectividade permite ao condutor aceder a uma gama dedicada de serviços de mobilidade elétrica, que foram desenhados para proporcionar a potência e a autonomia necessários. A integração de soluções de carregamento garante que o eMoovy está sempre preparado para entrar ao serviço.

As encomendas do Iveco eMoovy abrem em outubro, estando previstas as primeiras entregas na primavera de 2025. A marca italiana antecipa-se, assim, à Kia que irá disponibilizar modelos com caraterísticas semelhantes da família PBV, a partir do final de 2025, mas com uma oferta mais alargada.