Mini apresenta primeiros John Cooper Works elétricos

A Mini apresentou os seus dois primeiros John Cooper Works elétricos: um hatchback de três portas com autonomia de até 371 km e um SUV de cinco portas com alcance de até 355 km. A estreia ocorreu em Paris no Mondial de l´Auto.

Após o Countryman JCW térmico, a Mini lançou os seus primeiros modelos de elevadas prestações com emissões zero: o John Cooper Works Electric e o John Cooper Works Aceman. O primeiro é um hatchback de três portas e o outro um SUV de cinco portas.

Ambos partilham a mesma plataforma e oferecem um rendimento superior, graças a alterações no software. Nos dois casos, a tração é dianteira, sendo a potência de 190 kW (258 cv) e binário de 350 Nm transmitidos às rodas por um único motor elétrico. A Mini anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 5,9 segundos para o hatchback e de 6,4 segundos para o crossover. Ambos conseguem alcançar uma velocidade de ponta de 200 km/h.

A bateria com capacidade total de 54,2 kWh permite ao Mini John Cooper Works Electric percorrer até 371 quilómetros entre carregamentos em ciclo WLTP e ao Mini John Cooper Works Aceman um pouco menos, cerca de 355 km.

A Mini também adicionou uma função de boost que aumenta momentaneamente a potência em 20 kW, facilitando as ultrapassagens ou o aproveitamento ao máximo do potencial do motor elétrico em aceleração. Os modelos JCW elétricos receberam atualizações nos travões para uma maior capacidade de imobilização de pneus normais de elevada aderência.

Herança JCW

O hatchback vem equipado com jantes em liga leve de 18” e o crossover de 19”. Ambos ostentam logotipos JCW e apontamentos adicionais em vermelho, mas, de resto, parecem quase idênticos aos seus “irmãos” menos potentes.

Além do habitual logotipo JCW, o modelo de três portas recebe uma decoração com a bandeira de xadrez na tampa da bagageira, o que não sucede com o Aceman.

O design purista do interior mantém-se fiel ao esquema de cores específico JCW. Um padrão preto e vermelho adorna a superfície tricotada do painel de bordo. Quando se liga a iluminação ambiente, os gráficos de luz iluminam o tecto panorâmico como uma caraterística exclusiva. 

Os assentos do condutor e do passageiro possuem revestimento em couro sintético preto com tecido multicolorido nos ombros, além de costuras em vermelho.

Numa primeira fase, os novos elétricos da Mini vão ser produzidos na China pela Spotlight Automotive, um joint-venture entre o BMW Group e a Great Wall Motor, mas a partir de 2026 passarão também a sair da linha de montagem da fábrica de Oxford, em Inglaterra.