UE quer futuro automóvel feito na Europa e competitivo no mundo

Ursula von der Leyen reforçou que “o futuro dos carros e os carros do futuro têm de ser feitos na Europa”. A presidente da Comissão Europeia prometeu proteger empresas, apoiar trabalhadores e garantir que a União Europeia lidera a inovação automóvel face à concorrência global.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a criação da iniciativa Small Affordable Cars (“Carros Pequenos a Preços Acessíveis”), destinada a impulsionar a produção de veículos mais económicos e competitivos fabricados na Europa. A medida responde ao apelo conjunto lançado este ano pela Stellantis e pelo Grupo Renault, que alertaram para a perda de rentabilidade dos automóveis pequenos e o risco de encerramento de fábricas.

E-car europeu para competir com a China

Von der Leyen comprometeu-se ainda a colaborar com os líderes da indústria automóvel no desenvolvimento de um E-car europeu – ambiental, económico e europeu –, sublinhando que este deve ser produzido com cadeias de abastecimento locais. “Não podemos deixar que a China e outros conquistem este mercado. Aconteça o que acontecer, o futuro é eléctrico”, afirmou.

As declarações foram feitas no terceiro Diálogo Estratégico com o setor automóvel, onde a presidente da Comissão reforçou a necessidade de manter a Europa “na vanguarda da inovação”. Defendeu medidas para proteger empresas da concorrência desleal, garantir matérias-primas críticas e investir na requalificação de trabalhadores, prometendo ainda maior flexibilidade regulatória para conciliar descarbonização com neutralidade tecnológica.

Novas regras de emissões

A iniciativa surge após o Parlamento Europeu ter aprovado, este ano, alterações às metas de emissões, permitindo que os fabricantes cumpram objetivos de forma faseada entre 2025 e 2027. Em vez de metas anuais rígidas, será possível calcular médias trianuais e compensar excedentes de CO2 entre anos consecutivos.

A Stellantis já reagiu “com grande satisfação” ao anúncio, defendendo que automóveis pequenos e acessíveis contribuem para ar mais limpo, estradas mais seguras, maior produção industrial e descarbonização mais rápida. A empresa sugeriu ainda supercréditos para veículos eléctricos de pequena dimensão, regulamentação simplificada e a criação de uma categoria europeia inspirada nos kei-car japoneses.

Um setor estratégico em transformação

A indústria automóvel é considerada um pilar da economia europeia: emprega 13,8 milhões de pessoas, representa 7% do PIB da União e gera elevados excedentes comerciais. Só em 2022 exportou 235,6 mil milhões de euros e, em 2023, produziu 12,1 milhões de veículos.

Contudo, o setor enfrenta uma transição acelerada para os veículos eléctricos, custos de produção mais elevados e forte concorrência internacional, sobretudo da China. Perante este cenário, a União Europeia procura garantir que os automóveis do futuro sejam simultaneamente sustentáveis e competitivos no mercado mundial.