Audi A6 e-hybrid quattro tem autonomia elétrica de 105 km

O Audi A6 ganhou novas versões híbridas plug-in quattro, que estão disponíveis em dois níveis de potência combinada (299 cv e 367 cv) e oferecem uma autonomia em modo elétrico de até 105 quilómetros. A nova motorização é proposta nas duas carroçaria: Limousine e Avant.

A Audi reforçou a oferta do A6, quer nas versões Limousine, quer Avant, com novas motorizações híbridas plug-in quattro, que permitem percorrer até 105 quilómetros em modo elétrico.

As versões híbridas plug-in do Audi A6 são propostas em dois níveis de potência combinada, de 299 cv e 367 cv, desenvolvidos por um bloco a gasolina 2.0 TSI e um motor elétrico de 105 kW, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,0 segundos e 5,3 segundos, respetivamente. Em qualquer dos casos, a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

A generosa autonomia em modo elétrico é atribuída à maior capacidade da bateria de alta voltagem, de 25,9 kWh total e 20,7 kWh útil, o que representa um aumento de aproximadamente 49% em relação à geração anterior.

A potência máxima de carregamento em corrente alternada (AC) é agora de 11 kW. Se a bateria estiver completamente descarregada, demora apenas 2,5 horas a carregá-la até 100%.

A Audi reivindica igualmente uma melhoria no grau de recuperação por inércia no modo de condução elétrico, o qual pode ser ajustado em três níveis através de patilhas no volante.

O novo A6 e-hybrid circula com energia elétrica durante o máximo de tempo possível, a fim de utilizar totalmente a carga disponível da bateria até ao destino do condutor. O veículo recupera energia automaticamente quando esta função está ativada, com base nos dados de rota armazenados no sistema de navegação. O novo A6 e-hybrid quattro também pode recuperar energia automaticamente sem orientação ativa de rota.

EV e híbrido

O Audi A6 e-hybrid disponibiliza dois modos de funcionamento: EV e híbrido. O primeiro recorre sempre à carga da bateria até que esta esgote. No modo híbrido, o sistema de gestão mantém um nível de carga específico conforme necessário, de forma a reservar energia elétrica para utilização posterior. Além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode ser selecionado individualmente através de um controlo deslizante digital.

O Audi A6 e-hybrid vem equipado de série com direção às quatro rodas que proporciona uma condução dinâmica e um elevado nível de conforto, ao girar as rodas traseiras até cinco graus na direção oposta às rodas dianteiras a velocidades até cerca de 60 km/h, o que reduz o raio de viragem, tornando o veículo mais ágil no trânsito urbano e em curvas apertadas. A velocidades médias e elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras, proporcionando uma condução estável e ainda mais precisa.

Os novos modelos A6 e-hybrid estão disponíveis para encomenda a partir de meados de maio de 2025.