Sabe para que servem os pontinhos pretos no pára-brisas?

Provavelmente já se deu conta de uns pequenos pontos pretos ao longo da extremidade do vidro do pára-brisas ou das janelas laterais, especialmente ao limpar o carro ou enquanto conduz.

Esses pontos, que normalmente surgem em sequência a partir de uma faixa preta contínua, vão-se tornando cada vez mais pequenos e espaçados até desaparecerem. Muitas pessoas questionam-se sobre a sua função — e há quem pense que estão relacionados com o sistema de antena ou com o desembaciamento dos vidros. Mas essas ideias estão erradas.

A faixa preta opaca chama-se frit band em inglês técnico, e é composta por tinta cerâmica vitrificada que é aplicada e depois cozida a altas temperaturas durante o fabrico do vidro. Isto torna a faixa praticamente indestrutível. Os pontos pretos, por sua vez, não estão ali por acaso — têm várias funções importantes, tanto práticas como estéticas.

Para que servem, afinal, a frit e os pontos pretos?

  1. Fixação do vidro à estrutura do veículo

A frit ajuda a criar uma superfície de aderência rugosa no interior do vidro, onde é aplicado o adesivo (cola industrial) que mantém o pára-brisas firmemente preso à carroçaria do carro. Esta união é essencial para a segurança estrutural do veículo, especialmente em caso de acidente.

  1. Proteção contra raios UV

Os pontos pretos no lado exterior do vidro ajudam a proteger o adesivo da exposição direta à radiação ultravioleta (UV) do sol, que, com o tempo, pode degradar a cola e comprometer a fixação do vidro. Além disso, essa faixa preta e os pontos também oferecem alguma proteção extra aos ocupantes do carro contra o encandeamento solar.

  1. Controlo térmico durante a fabricação

Durante o fabrico do vidro automóvel, este precisa de ser aquecido e moldado. Como a tinta preta aquece mais rapidamente do que o vidro transparente, os pontos funcionam como um gradiente térmico, permitindo uma transição mais suave de temperatura entre as áreas pretas e transparentes. Isso ajuda a evitar distorções ou deformações no vidro.

  1. Função estética

Os pontos criam uma transição visual mais suave e agradável entre a faixa opaca e o vidro transparente. Em vez de haver uma linha preta abrupta, os pontos, colocados em padrão de meio-tom, vão diminuindo de tamanho e espaçamento à medida que se afastam da borda, tornando a transição menos chocante ao olhar.

  1. Ocultação da cola

A frit e os pontos pretos também servem para esconder a cola e outros elementos técnicos, como sensores ou câmaras, que muitas vezes estão instalados junto ao vidro (por exemplo, sensores de chuva ou luz).

Curiosidade histórica: antes dos pontos pretos

Antes da introdução da frit e dos adesivos, os pára-brisas eram fixos com juntas e molduras metálicas. No entanto, estas soluções não ofereciam a mesma segurança, podendo, em caso de colisão, permitir que o vidro se soltasse — o que representava um risco acrescido para os ocupantes.

Todos os carros têm estes pontos?

A vasta maioria dos veículos modernos possui este tipo de acabamento no vidro. Os fabricantes começaram a usar esta técnica nas últimas décadas do século XX, pelo que apenas carros muito antigos ou clássicos podem não ter faixa nem pontos.

Os pontos pretos desgastam-se?

Sim, com o tempo e a exposição ao sol, à chuva e a outros agentes externos, os pontos podem começar a desgastar-se ou desbotar. Quando isso acontece, o adesivo pode ficar exposto à radiação UV e deteriorar-se, o que pode afetar a segurança da fixação do vidro. Se notar que os pontos estão a desaparecer ou a levantar, é aconselhável levar o carro a um especialista em vidros automóveis. Dependendo do estado, pode ser possível reparar o vidro ou, em casos mais graves, será necessária a sua substituição.