Smart #2 chega em 2027: preços podem começar nos 23 mil euros

O novo Smart #2, um elétrico de dois lugares totalmente desenvolvido de raiz pela marca, será lançado no final de 2026 com preços que poderão começar a partir de 23.000 €. O modelo promete recuperar o espírito inovador do Fortwo original, segundo o CEO Dirk Adelmann.

Apesar do calendário apertado — apenas 24 meses de desenvolvimento — a Smart conta com o apoio dos seus dois acionistas, Mercedes-Benz e Geely, sendo esta última a principal fonte de know-how técnológico. Adelmann revelou durante o IAA Mobility deste ano em Munique, que a prioridade é colocar rapidamente o carro no mercado, mesmo que pequenos ajustes sejam feitos mais tarde através de atualizações over-the-air.

O novo #2 terá como alvo principal a Europa, que representará 60 a 65% das vendas, embora também seja comercializado na China. Segundo a publicação britânica Autoexpress, Dirk Adelmann deu a entender que a autonomia prevista rondará as 289 a 321 km, o dobro da obtida pelo antigo Fortwo elétrico, mantendo dimensões compactas semelhantes às do modelo anterior (2.695 mm de comprimento).

Em termos de design, a Smart pretende conciliar a herança do Fortwo com a linguagem visual da gama atual. O diretor de design, Kai Sieber, afirmou que as proporções extremas — rodas grandes nos cantos, arcos alargados e carroçaria compacta — serão preservadas, tal como elementos de identidade da marca, como as portas sem moldura e a otimização do espaço interior.

O interior deverá apostar em grandes interfaces digitais, cores vivas e detalhes lúdicos, reforçando o posicionamento jovem e urbano. Já a motorização elétrica compacta será montada entre as rodas traseiras, com a bateria sob o piso, o que poderá melhorar a visibilidade e a sensação de espaço.

Embora os Smart nunca tenham sido baratos, o CEO Dirk Adelmann adianta ainda à publicação britânica Autoexpress que acredita que a marca poderá colocar o #2 no mercado entre 23.000 € e 29.000 €, alinhando-se com a concorrência europeia.

Dentro do grupo Geely, a Smart percebeu que, para crescer, precisava de diversificar a oferta. Foi assim que chegaram os modelos #1, #3 e #5, que ocupam os segmentos C e D.

Em conversa sobre a estratégia atual da Smart para Portugal com Bernardo Villa, o CEO da marca no nosso país revelou-nos que tem dado frutos: no mercado português já foram matriculadas 46 unidades do Smart #5, das quais 30 na versão Brabus e 10 na versão Summit.

O lançamento do #2 reforça a estratégia alinhada com o objetivo da marca de se afirmar como fabricante exclusivamente elétrico.