Rezvani RR1: Porsche 935 renasce para o século XXI

A Rezvani Motors revelou o Retro RR1, um Porsche 911 (992) transformado num tributo moderno ao icónico Porsche 935 de competição. Apenas 50 unidades serão produzidas, todas numeradas. O preço começa nos 166 mil euros – sem incluir o carro doador –, mas com opcionais pode ultrapassar facilmente os 239 mil euros

O RR1 surge em duas versões: o RR1 600, baseado no 992 Carrera, traz um motor flat-six biturbo de 3,0 litros atualizado, capaz de desenvolver aproximadamente 618 cv, com tração traseira ou integral e a possibilidade de caixa manual com manípulo em madeira artesanal, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,0 segundos. Já o RR1 750 assenta no 911 Turbo S, equipado com um motor flat-six biturbo de 3,8 litros que entrega 750 cv, associado a uma caixa PDK de dupla embraiagem e tração integral, alcançando os 100 km/h em impressionantes 2,0 segundos.

Design

Ambos contam com carroçaria em fibra de carbono (exceto as portas), linhas inspiradas no 935 original, faróis circulares pequenos e vias alargadas. Os clientes podem optar por suspensão Öhlins TTX-Pro para pista, rodas com travamento central, travões Brembo de seis pistões, pintura especial (PTS ou personalizada), gaiola de segurança, ou até um capacete de corrida a condizer.

O primeiro exemplar entregue, destinado a um cliente na Califórnia, recebeu a clássica pintura Martini Racing, mas sem logótipos de bebidas alcoólicas, evocando os protótipos e carros de corrida da Porsche dos anos 1970.

Quem é a Rezvani Motors?

A Rezvani Motors, fundada há mais de uma década na Califórnia, ganhou notoriedade com supercarros exóticos e SUVs blindados com visual militar. Agora, através da nova divisão Rezvani Retro, aposta no fascínio por modelos clássicos reinterpretados com tecnologia contemporânea.

O Porsche 935 original, apresentado em 1976, foi uma evolução do 930 Turbo e destacou-se no Mundial de Resistência e em Le Mans, explorando as chamadas “regras de silhueta” que permitiam modificar carroçarias para ganhos aerodinâmicos. O modelo tornou-se um dos Porsches de corrida mais bem-sucedidos de sempre, vencendo Le Mans em 1979 e acumulando dezenas de vitórias internacionais.

Com apenas 50 unidades e estética retro a condizer com desempenho de supercarro moderno, o Rezvani RR1 posiciona-se como alternativa para colecionadores e entusiastas que desejam um Porsche inspirado na história do automobilismo, mas com performance e fiabilidade atuais. Ao contrário de um 935 autêntico, que hoje ultrapassa facilmente os sete dígitos em leilões, o RR1 oferece uma “porta de entrada” mais acessível – ainda que com custos elevados e opções de personalização que encarecem rapidamente o projeto.