BMW e Alibaba unem forças para IA automóvel na China

A BMW vai integrar tecnologia de inteligência artificial da chinesa Alibaba nos seus novos modelos, numa tentativa de recuperar terreno face à concorrência, na China.

A BMW e a Alibaba anunciaram, no passado dia 26 de março, uma parceria estratégica para o desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) em automóveis na China.

A fabricante alemã vai adotar a tecnologia de cockpit inteligente da Banma, uma empresa apoiada pela Alibaba, nos seus futuros modelos destinados ao mercado chinês.

A digitalização é cada vez mais um fator de diferenciação no setor automóvel, especialmente na China, onde marcas locais como a BYD estão a ganhar vantagem sobre as europeias.

A BMW, que registou uma queda de 13% nas vendas na China no ano passado, aposta agora na IA para reforçar a sua competitividade nesse mercado.

Parceria de peso

A Alibaba vai contribuir com um assistente pessoal inteligente que melhorará o reconhecimento de voz e a planificação de viagens, além de otimizar funcionalidades como a recomendação de estacionamentos e restaurantes próximos.

A tecnológica chinesa tem vindo a expandir a sua presença no setor da IA, investindo mais de 380 mil milhões de yuans (cerca de 48 mil milhões de euros) em infraestruturas de IA, como centros de dados.

O CEO da empresa, Eddie Wu, afirmou que o desenvolvimento da IA geral é a prioridade da empresa. Além da nova parceria com a BMW, a Alibaba também fornece tecnologia para marcas chinesas como a Xpeng, Zeekr e a Leapmotor, assim como para a Apple.

Não é a única

Além da BMW, diversos construtores automóveis europeus têm procurado colaborações tecnológicas na Europa, Estados Unidos da América (EUA) e China, para modernizar os seus veículos.

A dependência europeia da tecnologia dos EUA e da China é uma preocupação crescente para a indústria automóvel. Georges Massing, Vice-Presidente da Mercedes-Benz, alertou que a falta de infraestrutura de computação no “Velho Continente” coloca o setor em risco.

Em resposta a este risco, a Mercedes investiu na start-up chinesa Momenta para reforçar os seus sistemas de assistência ao condutor com IA.

Já a Volkswagen anunciou uma parceria com a Rivian e a Horizon Robotics para desenvolver uma nova tecnologia, para a sua futura gama de elétricos.

  • Volkswagen e Rivian juntas para fazer próximo Golf elétrico

    ID: 204236 | 2091564874