Porsche Cayenne elétrico a caminho?

Um protótipo do próximo Porsche Cayenne totalmente elétrico surpreendeu ao bater o recorde de subida de rampa em Shelsley Walsh, no Reino Unido

A versão experimental do que pode ser o futuro Porsche Cayenne 100% elétrico participou discretamente na mítica rampa de Shelsley Walsh, no Reino Unido, estabelecendo um novo recorde para SUV ao ser quatro segundos mais rápido do que o anterior recorde. O SUV camuflado, conduzido por Gabriela Jílková, piloto de desenvolvimento do programa de Fórmula E da Porsche, completou o percurso de 914 metros em apenas 31,28 segundos.

Desempenho de referência

O tempo alcançado pelo Cayenne elétrico – 31,28 segundos – é verdadeiramente impressionante. Superou em quatro segundos o recorde anterior, detido por um Bentley Bentayga W12. E não só: foi também mais rápido do que o Taycan Turbo S, o modelo elétrico de produção mais veloz da marca, que fez o mesmo percurso em 31,43 segundos.

Este feito torna-se ainda mais relevante tendo em conta que se trata de um veículo em fase de protótipo. A performance destaca o binário instantâneo e a forte aceleração a baixas rotações, características típicas dos motores elétricos, que se revelam particularmente eficazes em provas de subida de montanha. Apesar das dimensões generosas, o Cayenne EV demonstrou uma inclinação lateral mínima, graças ao seu baixo centro de gravidade — resultado da posição da bateria — e ao sistema de suspensão ativa da Porsche.

A Shelsley Walsh Hill Climb, integrada no Campeonato Britânico de Rampas de Montanha de 2025, é o circuito de competição automóvel mais antigo do mundo ainda em actividade no traçado original, com eventos realizados desde 1905.

O futuro elétrico do Cayenne

Embora os detalhes técnicos do novo Cayenne elétrico ainda não tenham sido revelados, este recorde serve como uma forte indicação do seu potencial em termos de desempenho.

Este modelo 100% elétrico será construído sobre a plataforma Premium Platform Electric (PPE), a mesma utilizada no novo Macan EV. Inicialmente, a Porsche pretendia que a próxima geração do Cayenne fosse exclusivamente elétrica, mas, devido a alterações recentes no mercado e nas preferências dos consumidores, uma versão profundamente revista do atual modelo a gasolina continuará disponível, em paralelo com o novo EV, até meados da década de 2030.

A apresentação oficial do Cayenne elétrico está prevista ainda para este ano. Além dos Cayenne e Macan elétricos, a Porsche tem também em desenvolvimento um novo crossover de sete lugares — com o nome de código K1 — cuja chegada está agendada para o final da década.

O ano de 2025 tem assistido à chegada de vários SUV elétricos de grandes dimensões com terceira fila de bancos. A Porsche tenciona juntar-se a esta tendência com o novo Cayenne EV, que, a julgar pelas primeiras impressões, alia performance de topo a uma plataforma moderna e versátil.