Skoda revela novo SUV elétrico inspirado no Kodiaq

A Skoda divulgou as primeiras imagens de um novo veículo elétrico de sete lugares, com as mesmas dimensões do Kodiaq. O novo modelo faz parte da nova ofensiva elétrica da marca e tem chegada prevista para 2026.

Foi na apresentação dos seus resultados financeiros relativos a 2024 que a Skoda anunciou um novo elétrico de sete lugares, com dimensões semelhantes às do Kodiaq, mas com a "mira" apontada ao Kia EV9 e o Hyundai IONIQ 9.

O novo SUV será desenvolvido a partir do protótipo Vision 7S, desvendado em 2022, o que significa que será desenhado de acordo com a nova linguagem de design “Modern Solid” da marca checa, tal como os recentemente revelados Epiq e Elroq.

As primeiras imagens de antevisão revelam as proporções volumosas do futuro SUV elétrico, assim como os grupos óticos em forma de T.

O que já se sabe

Embora o protótipo 7S dê uma boa ideia do aspeto exterior do SUV, os pormenores do interior do futuro SUV continuam guardados a sete chaves.

Se tivermos em consideração o habitáculo do protótipo desvendado em 2022, poderemos esperar um habitáculo espaçoso e com três filas de bancos.

Em termos de equipamento, é possível que siga o exemplo do Elroq, apresentando um painel de instrumentos minimalista, um ecrã central de 13” e alguns comandos físicos para a climatização.

Como já foi mencionado neste artigo, o tamanho do futuro SUV elétrico será semelhante ao do Kodiaq. Contudo, as especificações exatas acerca das suas dimensões permanecerão em segredo até à sua estreia oficial.

Este novo modelo de sete lugares será o quarto elétrico na gama da Skoda, juntando-se aos crossovers Epiq, Enyaq e Elroq.

Um sucessor elétrico do Octavia seguir-se-á em 2028 e a empresa irá antevê-lo, na forma de protótipo, no Salão Automóvel de Munique de 2025.

Quanto à base, é provável que o novo SUV elétrico utilize a plataforma MEB, que sustenta todos as atuais propostas elétricas da marca checa.

Esta estrutura é capaz de acomodar baterias de até 86 kWh de capacidade, o que irá permitir autonomias para lá dos 600 km, assim como configurações de um ou dois motores, com um débito de potência na ordem dos 340 cv.

Chega em 2026

A apresentação oficial do futuro SUV elétrico da Skoda está prevista para este ano. A sua chegada ao mercado, por sua vez, está apontada para 2026.