Semana Europeia da Mobilidade regressa a Portugal

A Semana Europeia da Mobilidade decorre, em Portugal, entre os dias 16 e 22 de setembro de 2024 e tem como objetivo promover a mobilidade sustentável e tornar o espaço público mais limpo e saudável.

Promovida pela Comissão Europeia, a Semana Europeia da Mobilidade visa consciencializar os habitantes de certas cidades europeias sobre a mobilidade urbana sustentável, de forma a promover o uso de transportes públicos e outras soluções de transporte limpas e inteligentes.

Em Portugal, esta iniciativa decorre de norte a sul do país, mais precisamente, no Porto e Lisboa, e terá como destaque várias palestras e exposições, ações escolares e diferentes modos de deslocações, disponibilizados pela CP – Comboios de Portugal.

A juntar a isto, entre os dias 16 e 20 de setembro, os habitantes de Lisboa, Porto, Matosinhos e Barreiro terão a possibilidade de visitar as oficinas da CP, de forma gratuita.

Municípios como Lisboa, Almada e Amadora vão fechar ruas aos carros.

No caso da capital portuguesa, a medida centra-se no Jardim da Parada, em Campo de Ourique, na Rua Particular à Rua do Cruzeiro, na Travessa Madressilva, Rua Pinto Quartin, Rua Fonseca Benevides e na Rua Prof. Francisco Gentil.

Já em Almada, haverão cortes na circulação em torno do Largo Manuel de Arriaga.

Por último, na Amadora, o Largo António Feliciano de Castilho, na Venda Nova, será uma zona sem automóveis.

Quase vencedores!

Em 2023, a criação de uma rede de ciclovias intermunicipais garantiu ao município da Amadora o segundo lugar nos prémios Semana Europeia da Mobilidade, ficando apenas atrás da cidade de Budapeste, na Hungria.