Primeiro veículo do grupo VW com bateria de estado sólido é uma moto

A Volkswagen apresentou na IAA Mobility, em Munique, a Ducati V21L MotoE equipada com uma bateria de estado sólido da QuantumScape. O protótipo promete carregamentos de 10% a 80% em apenas 12 minutos, posicionando-se como um avanço estratégico face à concorrência no setor elétrico.

O Grupo Volkswagen deu um passo relevante no desenvolvimento de baterias de estado sólido ao instalar uma destas unidades na Ducati V21L MotoE, uma moto elétrica de competição. A apresentação decorreu na feira IAA Mobility, em Munique, onde o veículo subiu ao palco como um “demonstrador tecnológico”.

Tecnologia da bateria

A bateria foi desenvolvida com células da QuantumScape, recorrendo a um ânodo de lítio-metal e a um separador cerâmico. Embora o grupo não tenha divulgado especificações oficiais, cálculos indicam uma capacidade de cerca de 21 kWh, contra os 18 kWh da bateria de iões de lítio de tamanho equivalente utilizada na V21L.

Carregamento ultrarrápido

Um dos aspetos mais impressionantes é o tempo de carregamento: a bateria de estado sólido vai de 10% a 80% em apenas 12 minutos, comparando com os 45 minutos necessários para o atual conjunto de iões de lítio. No entanto, a Volkswagen não revelou o peso total do pack, apenas o das células individuais.

Apesar do avanço, a Volkswagen sabe que precisa acelerar o desenvolvimento, já que a concorrência também está a investir fortemente nesta tecnologia. A Mercedes-Benz testa um protótipo EQS com bateria semi-sólida e mil quilómetros de autonomia, a Honda prepara-se para iniciar a produção de baterias de estado sólido e a Stellantis anunciou para 2027 uma versão destinada ao Dodge Charger Daytona.

O desafio para a Volkswagen

A autonomia tem sido um dos pontos fracos dos SUV da VW e da Audi. No recente Grande Teste de SUV elétricos, o Volkswagen ID.4 ficou atrás de concorrentes diretos, reforçando a necessidade de ganhos tecnológicos. Se a bateria de estado sólido cumprir o prometido, poderá oferecer à marca a vantagem competitiva de que precisa num setor em rápida evolução.