Ferrari lança novo Amalfi a combustão antes do seu elétrico

A Ferrari apresentou o seu novo cupê Amalfi, marcando mais um passo na transição da marca entre modelos a gasolina, híbridos e, futuramente, elétricos.

O Amalfi, equipado com um motor V8 de 3,85 litros, sucede o Roma, lançado em 2019, posicionando-se como o novo modelo de entrada do fabricante italiano. A estreia acontece apenas dois meses após a revelação do híbrido 296 Speciale e da sua versão descapotável.

Primeiro carro elétrico chega em 2026

A Ferrari iniciará a apresentação do seu primeiro carro totalmente elétrico em outubro deste ano, num processo dividido em três fases, que culminará com uma estreia mundial na primavera de 2026. Segundo a marca, um segundo modelo elétrico, com foco em maior volume de vendas, não deverá chegar antes de 2028, devido à fraca procura atual por carros elétricos de luxo e alto desempenho.

Design renovado, mas dimensões mantidas

Visualmente, o Amalfi mantém proporções semelhantes às do Roma, mas distingue-se pelo novo design frontal. De acordo com Enrico Galliera, diretor de marketing e comercial da Ferrari, o modelo combina performance desportiva, tecnologia avançada e prazer de condução, com um toque de elegância refinada.

“Proporciona uma experiência de condução menos extrema, porém igualmente divertida, adaptando-se bem a diferentes situações de uso”, destacou o responsável da marca.

Performance e características técnicas

O Amalfi é movido exclusivamente por um motor a combustão, capaz de gerar 640 cavalos de potência e atingir uma velocidade máxima de 320 km/h. O carro conta ainda com um spoiler traseiro integrado, que melhora sua estabilidade em altas velocidades, segundo a marca.

Preço, encomendas e disponibilidade

Assim como o Roma, o novo modelo é um cupê 2+, oferecendo dois pequenos bancos traseiros. Seu preço inicial é de 240 mil euros, e as primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2026, começando pela Europa.

As encomendas já estão abertas, e, de acordo com Galliera, os concessionários da Ferrari têm registado um elevado número de manifestações de interesse. Enquanto isso, o Roma coupê foi descontinuado, mas sua versão descapotével lançada em 2023 continua a ser produzida.