Ferrari 849 Testarossa: o híbrido de produção mais potente da marca

A Ferrari revelou o 849 Testarossa, o sucessor do SF90 Stradale, com mais de 1000 cv e um desempenho recorde. Fique a conhecer o Ferrari de produção em série mais potente de sempre.

O sucessor do SF90 Stradale não podia ter um nome mais icónico. A Ferrari apresentou em Milão o novo 849 Testarossa, um tributo moderno ao modelo dos anos 80 e o substituto do modelo que fica imediatamente antes do F80.

Com um preço inicial de 460 mil euros para o coupé e 500 mil euros para o Spider, as primeiras entregas na Europa estão previstas para o segundo e terceiro trimestres do próximo ano, segundo a agência Reuters.

O primeiro Testarossa sem motor V12

O 849 Testarossa é o primeiro a ostentar o nome sem dispor de um motor V12. No lugar deste, está um sistema híbrido plug-in combinado com um V8 biturbo de 4,0 litros e três motores elétricos.

Contudo, a Ferrari diz que a sonoridade do V8 foi trabalhada para se aproximar da experiência dos antigos V12. Já o design combina referências clássicas e traços futuristas.

Em termos de potência, o 849 Testarrosa debita uns impressionantes 1050 cv, 50 cv a mais do que o SF90 e digno do título do modelo de produção mais potente de sempre da marca (o F80 é de produção limitada).

Quanto às prestações, é capaz de um tempo inferior a 2,3 segundos no sprint dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima está fixada nos 330 km/h. A bateria de iões de lítio de 7,45 kWh garante até 25 km de autonomia totalmente elétrica, com ajuda da tração integral e os modos de condução ajustáveis pelo eManettino.

A versão Spider, com capota rígida retrátil e o inovador sistema corta-vento, mantém as prestações do coupé.

Aerodinâmica apurada

A aerodinâmica foi otimizada, sendo capaz de gerar 415 kg de carga descendente (downforce) a 250 km/h de velocidade.

Já o peso a seco manteve-se nos 1570 kg. Contudo, com o aumento de potência, o 849 Testarossa apresenta a melhor relação peso/potência de sempre num Ferrari de produção: 1,5 kg/cv.

No circuito de Fiorano, o novo modelo registou um tempo de 1 minuto e 17,5 segundos. Contas feitas, é o terceiro Ferrari mais rápido da história, apenas atrás do F80 e do SF90 XX Stradale.

E para quem pretende extrair o melhor do 849 Testarossa em pista, a Ferrari disponibiliza o pacote Assetto Corsa. Este retira 30 kg de peso através de novas bacquets tubulares e jantes em fibra de carbono, e acrescenta um splitter maior, dois geradores de vórtices extra, dois spoilers traseiros, amortecedores Multimatic e um conjunto de Michelin Pilot Sport Cup 2.