MG 4 de nova geração estreia bateria semi-sólida na China

A MG revelou novos detalhes sobre a próxima geração do MG 4, incluindo preços e especificações para o mercado chinês do seu hatchback 100% elétrico.

O lançamento na China está agendado para 5 de setembro, com duas versões equipadas com baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP). Ainda este ano, a marca iniciará as entregas de uma terceira opção com bateria semi-sólida, uma tecnologia que promete elevar a segurança e a eficiência energética a um novo patamar.

Os preços para o mercado chinês serão oficialmente anunciados em setembro, mas a MG já adiantou que as variantes com bateria LFP terão valores entre 73.800 e 105.800 RMB (cerca de 8.820 a 12.650 euros ao câmbio atual).

Segundo a marca, esta será a primeira bateria semi-sólida produzida em massa no mundo, com melhor desempenho em baixas temperaturas, maior retenção de energia face às baterias convencionais e, sobretudo, um nível de segurança muito superior — capaz de resistir a rigorosos testes de perfuração múltipla sem risco de incêndio.

Primeira bateria semi-sólida disponível no mercado

Embora a MG ainda não tenha revelado a capacidade exata desta nova bateria, são conhecidas as especificações das versões LFP: a de 42,8 kWh, com autonomia de 437 km (ciclo CLTC) e consumo médio de 10,4 kWh/100 km; e a de 53,95 kWh, com autonomia de 530 km (ciclo CLTC) e consumo médio de 11,4 kWh/100 km.

O novo MG 4 estreia também um sistema de gestão térmica integrado único no segmento, utilizando uma liga de alumínio e elementos de terras raras que, segundo a marca, quebra o monopólio de patentes da Tesla. A MG afirma ter alcançado o chamado “triângulo impossível” da gestão térmica: eficiência, conforto e estabilidade.

O modelo suporta carregamento ultrarrápido 2C, permitindo recuperar a carga de 30% a 80% em apenas 20 minutos. A arquitetura inclui integração célula-carroçaria, que aumenta a rigidez estrutural e a segurança passiva.

No capítulo mecânico, todas as versões contam com motor elétrico dianteiro de 120 kW (163 cv) e 250 Nm, tornando-o tração dianteira — ao contrário do MG 4 atual, que é de tração traseira. A suspensão é dianteira MacPherson e traseira por barra de torção, substituindo o esquema independente multi-link do modelo anterior.

Interior e tecnologia

O habitáculo oferece 30 espaços de arrumação, incluindo um compartimento oculto de 98 litros com divisão para objetos secos e molhados sob o piso da bagageira. Há elementos curiosos, como espelhos com iluminação suave (pensados para maquilhagem), carregador de smartphone sem fios ventilado de 50 W e a possibilidade de criar um “modo cama king size” de 1,8 m² com os bancos traseiros rebatidos (60:40).

O interior, com utilização extensiva de pele sintética, pode ser configurado nas cores Rose Purple ou Dark Mountain Blue. O sistema de infoentretenimento inclui um ecrã tátil de 10,25”, ou uma versão maior de 15,6” com conectividade MG x Oppo Smart Car. Este é o primeiro modelo a integrar as funções Oppo Smart Driving, desenvolvidas em parceria com a SAIC Motor, permitindo interação avançada não só com smartphones Oppo, mas também com dispositivos Huawei, Apple e Android.

O equipamento disponível inclui bancos dianteiros aquecidos e ventilados, volante aquecido, iluminação ambiente com 256 cores e teto panorâmico em vidro com cortina elétrica. A bagageira oferece 471 litros, extensíveis a 1.362 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Dimensões e segurança

O novo MG 4 mede 4.395 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.551 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.750 mm. Face ao modelo atual, é 108 mm mais comprido, 6 mm mais largo e até 47 mm mais alto, com mais 45 mm entre eixos. O peso varia entre 1.415 kg e 1.485 kg. A base técnica é uma plataforma distinta das utilizadas no MG 4 e MG S5 EV atuais, que recorrem à Modular Scalable Platform (MSP).

No campo da segurança, o modelo dispõe de 14 sistemas de assistência à condução, incluindo uma função especial para deteção de ângulo morto em condições de chuva e baixa luminosidade — tecnologia semelhante ao Modo Noturno Chuvoso presente nos recentes IM5 e IM6.