Chéquia testa limite de velocidade de 150 km/h

A Chéquia será o primeiro país da União Europeia a experimentar um limite de velocidade de 150 km/h nas autoestradas. O projeto-piloto arranca no final de setembro.

A Chéquia vai tornar-se no primeiro país da União Europeia a testar um limite de velocidade de 150 km/h em autoestrada.

A medida terá início no final de setembro num troço de cerca de 50 quilómetros da nova autoestrada D3, que liga Tábor a České Budějovice.

Só em condições "absolutamente ideiais"

O projeto piloto, com um investimento de 55 milhões de coroas checas (o equivalente a 2,2 milhões de euros), inclui a instalação de 42 painéis eletrónicos capazes de ajustar o limite de velocidade em função das condições da via e do tráfego.

Isto porque, segundo Jan Rýndl, porta-voz da Direção de Estradas e Autoestradas da Chéquia (ŘSD), o aumento para 150 km/h só será permitido quando as condições forem “absolutamente ideais”.

Estas condições são uma via de trânsito sem filas, piso escorregadio e/ou visibilidade reduzida. A gestão dos sinais ficará a cargo do Centro Nacional de Informação de Transportes.

Caso a experiência seja bem-sucedida, está previsto uma expansão para outras autoestradas, tais como a D1 (de Přerov a Ostrava) e a D11 (rumo a Hradec Králové).

Não é a primeira vez

Outros países também já testaram limites superiores. Entre 2018 e 2020, a Áustria experimentou o limite de 140 km/h em algumas autoestradas, mas suspendeu o projeto devido ao aumento das emissões de CO₂.

Nos Países Baixos, o limite foi reduzido para 100 km/h durante o dia, e permitindo 130 km/h apenas à noite. Contudo, a medida foi parcialmente revertida em abril deste ano.

Já em Portugal, o limite nas autoestradas mantém-se nos 120 km/h. Em 2023, o Automóvel Club de Portugal (ACP) propôs um aumento faseado, começando por 130 km/h em piso seco e 110 km/h em piso molhado.

Também chegou a ser proposta a possibilidade de atingir 140 ou 150 km/h, mas a proposta não teve resposta oficial.

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