Primeiro elétrico da Mitsubishi chega em dezembro

O novo Eclipse Cross é o primeiro modelo 100% elétrico da Mitsubishi e chega a Portugal já em dezembro com o preço a começar nos 45 400€. A bateria de 87 kWh anuncia uma autonomia que pode ultrapassar os 600 km, segundo a marca

O novo Eclipse Cross “simboliza o forte compromisso de longo prazo que a Mitsubishi tem com a Europa pois trata-se do nosso primeiro automóvel 100% e pretendemos proporcionar aos nossos clientes as melhores opções para a mobilidade do futuro”. Em conversa com a Turbo, durante a apresentação do novo Eclipse Cross, em Bruxelas, Frank Krol, presidente da Mitsubishi Europe, recordou que, “após restruturarmos totalmente as nossas operações na Europa, em 2020, este é o quinto modelo novo que apresentamos e queremos prosseguir este caminho pois temos uma forte tradição a que queremos dar continuidade”.

E essa ambição tem como expressão mais recente o agora apresentado Eclipse Cross, um modelo que teve um papel importante no “ressurgimento” da Mitsubishi na Europa por incorporar a tecnologia híbrida plug-in, mas que agora se transforma por completo ao adotar a mesma plataforma que serve o Renault Scenic, no âmbito da Aliança que inclui a Renault, a Mitsubishi e a Nissan, para se assumir como o primeiro modelo 100% elétrico da marca japonesa. O lançamento em Portugal está previsto para dezembro, com o preço a começar nos 45 400€.

Ao gosto europeu

Apesar de nascer sobre uma plataforma já existente o desenho da carroçaria com 4,47 metros de comprimento adota um design que imediatamente identifica a origem japonesa, onde se destaca, na frente, a grelha Dynamic Shield que, no entanto, possui apontamentos diferentes dos restantes modelos da Mitsubishi. “O objetivo foi dar ao Eclipse Cross uma aparência mais moderna e mais forte, mas manter a identidade da marca”, explica-nos Ryosuke Matsuoka, responsável máximo pelo Centro de Design da Mitsubishi na Europa. “O Eclipse Cross é muito importante para nós, dado o peso das vendas dos SUV do segmento C, e, por isso, tivemos como prioridade ir ao encontro dos gostos dos europeus preservando a identidade Mitsubishi, reinterpretada à luz do design moderno”. Matsuoka destaca não só a nova grelha com elementos tridimensionais, mas também, as proporções e a combinação de vincos que reforçam a aparência marcante do Eclipse Cross.

A ampla distância entre eixos e o fundo plano, a par das dimensões, garantem um interior bastante espaçoso, como tivemos oportunidade de testemunhar nesta apresentação estática, com a capacidade da bagageira a poder chegar aos 478 litros.

Tecnologia avançada

Revestimentos de qualidade e o recurso às soluções tecnológicas mais avançadas estão, também, entre as principais características do interior. Em destaque os dois ecrãs de 12,3 polegadas: um em frente ao condutor, totalmente configurável, que fornece todas as informações de viagem; um segundo em posição central que incorpora as funcionalidades de conectividade, segurança e entretenimento. Neste caso, o recurso à tecnologia Google é sinónimo de acesso aa um vasto conjunto de serviços, bastando ligar-nos com a nossa conta Google para termos ao dispor um conjunto praticamente infinito de funcionalidades, com a particularidade de quase tudo poder ser operado através de instrução vocal.

O estado do tempo num determinado local, o melhor trajeto ou as opções de restaurante ou hotel num dado destino são apenas alguns dos exemplos da “disponibilidade” instantânea de nosso assistente Google que também nos estabelece a ligação telefónica com alguém que pretendemos contactar, responde-nos às dúvidas sobre a agenda cultural para esse dia num dado local, ou ajusta a temperatura a bordo, a nosso pedido. O novo Eclipse Cross possui de série um imenso teto panorâmico em vidro cuja opacidade pode facilmente ser regulada. Não menos importante, também as tecnologias de apoio à condução e segurança são as mais avançadas, incluindo a travagem autónoma de emergência, ou o assistente de manutenção de faixa de rodagem ou o aviso de presença de noutro veículo no chamado ângulo morto, só para citar alguns exemplos.

O lançamento na Europa, incluindo, em Portugal, está previsto para dezembro (as encomendas já estão abertas), primeiro com a versão que utiliza um motor elétrico com 160 kW de potência (218 cv) e 300 Nm de binário. Referência para o facto o facto de a climatização ser assegurada por uma bomba de calor, o que assim isenta a bateria dessas funções, contribuindo para a autonomia alargada. Além disso estão disponíveis três níveis para a regeneração de energia, bem como a função “e-pedal” para utilização em cidade. Não menos importante a bateria conta com uma gestão térmica eficaz (arrefecimento a água), permitindo carregamentos em corrente contínua em postos com até 150 kW de potência. A velocidade máxima anuncia é de 170 km/h (8,4 segundos para a aceleração dos 0 aos 100 km/h), estando disponíveis quatro modos de condução que alteram a forma o Mitsubishi Eclipse-Cross interage com a estrada e com o condutor, ao alterar a cartografia do acelerador e a firmeza da suspensão.

Para o próximo ano está prevista a chegada de uma versão mais barata que recorrerá a uma bateria de 60 kWh para alimentar um motor elétrico com 125 kW (170 cv).