KGM Torres EVX: Estilo arrojado

Estilo e arrojo visual são caraterísticas que não faltam ao KGM Torres. Para compensar as arestas por limar na qualidade de construção, o equipamento é muito completo. A bateria de 73,4 kWh garante 460 km de autonomia

Estilo e arrojo visual são caraterísticas que não faltam ao KGM Torres. Para compensar as arestas por limar na qualidade de construção, o equipamento é muito completo. A bateria de 73,4 kWh garante 460 km de autonomia

Renascida a partir da falência da SsangYong, a KGM mantém algumas denominações antigas, como o Musso ou o Korando, juntamente com referências novas como é o caso do Torres. Apontando ao concorrido segmento dos SUV médios elétricos, o KGM Torres EVX vai desafiar referências como o BYD Seal U ou o Skoda Enyaq. Com um preço base de 45 900 €, o KGM Torres EVX posiciona-se entre os 43 795 € do BYD Seal U e os 51 283 € do Skoda Enyaq.

Faz o mesmo com as dimensões, equilibrando os 4,72 metros de comprimento entre os 4, 65 m do Skoda e os 4,79 m do BYD. O desenho, calcanhar de Aquiles da SsangYoung, adotou traços mais ao gosto europeu. As linhas angulosas conferem uma aparência musculada à carroçaria, caraterizada pelas cavas de rodas proeminentes e pela faixa LED descontínua que cruza toda a secção dianteira. Atrás o destaque vai para a ilusão do tejadilho flutuante e para o volume sobre a placa da matrícula, que remete para as proteções dos pneus sobresselentes dos jipes.

Dependendo do nível de equipamento, o movimento do portão traseiro pode ser manual ou automático. Na versão K5, a mais equipada, é elétrico. Cria um plano de carga acessível e bem alinhado com o piso, que esconde um compartimento para arrumar os cabos e a chapeleira. As costas dos bancos traseiros rebatem 40:60 para ampliar os 703 litros da mala até um máximo de 1662 l. Os lugares da fila posterior são amplos e, nesta versão K5, aquecidos. Recebem dois adultos com conforto e três com boa vontade. As bolsas nas costas dos bancos dianteiros têm bolsos para os telemóveis, enquanto objetos maiores, como tablets, podem ser encaixados no verso dos encostos de cabeça dianteiros. Naturalmente há fichas USB-C para que não falte a energia.

Tudo elétrico

Forrados por pele perfurada, para facilitar o aquecimento e a ventilação, os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, com o do passageiro a poder ser operado pelo condutor. O volante, fácil de ajustar, concentra os comandos físicos para aceder aos menus do computador de bordo, sistemas de apoio à condução e entretenimento. Tudo o resto tem de ser selecionado no ecrã tátil de 12,3 polegadas, a mesma medida do painel de instrumentos digital e personalizável.

Menus intuitivos e atalhos bem identificados escondem fragilidades que se estendem para além do sistema operativo. Por um lado, basta um toque para desligar o reconhecimento dos limites de velocidade. Por outro, o assistente de manutenção na faixa de rodagem direciona o Torres para o limite esquerdo. Ao ponto de entrar na faixa contrária… O seletor da caixa também precisa de confirmação, dois toques, para passar de D para R e vice-versa. É comum ficar a acelerar com a caixa em N durante as manobras…

Sempre com bateria de 73,4 kWh (de origem BYD), tração dianteira e motor de 207 cv, o KGM Torres tem a desenvoltura caraterística dos modelos elétricos. Pisa com a segurança da suspensão independente nos dois eixos, com o conforto beliscado pelas jantes de 20 polegadas. As jantes de 18 polegadas da versão de acesso K3 são mais indicadas para as cidades nacionais. Conduzido sem pressas, a média ponderada de 20,4 kWh/100 km retira 100 km aos 460 km da autonomia oficial. A potência máxima de carga de 120 kW permite repor 80% da capacidade da bateria em 37 minutos.

VEREDICTO

Sabendo que o estilo é sempre discutível, o KGM Torres EVX apresenta-se como um SUV médio com ar mais aventureiro que a maioria dos concorrentes de segmento. O preço competitivo e o equipamento completo contribuem para tornar o KGM ainda mais atrativo.

FICHA TÉCNICA

KGM Torres EVX

PREÇO  49 900 € (49 900 € - unidade ensaiada)

MOTOR 1 X Elétrico

POTÊNCIA 207 cv (152 kW) 

BINÁRIO 339 NM

TRANSMISSÃO Dianteira

COMP./LARG./ALT. 4,72/1,89/1,73 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,68 M

PESO 1979 KG

MALA 703-1662 L

ACEL 0 - 100 KM 8,3 S

VEL. MAX 175 KM/H

CONSUMO WLTP 18,7 (20,4*) kWh/100 km

CAPACIDADE BATERIA 73,4 kWh

AUTONOMIA 460 KM (360 KM*)

TEMPO CARGA 7H30 (11 KW)  

POTÊNCIA MÁX. CC 120 kW

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Equipamento

Preço

Imagem

Autonomia

Suspensão firme

Sistema operativo