Volkswagen aposta em nomes clássicos para novos elétricos

A Volkswagen vai abandonar nomes experimentais como “ID.4” e apostar em designações históricas, começando pelo ID. Polo e ID. Cross.

A Volkswagen anunciou uma mudança significativa na sua estratégia de nomenclatura para veículos elétricos. Para trás ficam as designações ID.4 ou ID.7, e de volta estão nomes clássicos e reconhecidos da marca alemã.

O primeiro passo será dado com a versão de produção do compacto elétrico ID.2all, que chegará ao mercado como ID. Polo e que também terá direito a uma versão desportiva, o ID.Polo GTI.

A revelação (com camuflagem) destes modelos acontecerá no Salão de Munique, o maior salão automóvel da Europa, que acontecerá entre 9 e 14 de setembro.

ID.Polo é apenas o começo

Martin Sander, membro do conselho da Volkswagen, justificou a mudança em comunicado afirmando que “nomes como Polo significam fiabilidade, personalidade e história”, acrescentando que a mobilidade elétrica dever se progressiva, mas também acessível e pessoal”.

Este reposicionamento pretende reforçar a ligação emocional entre os condutores e os novos modelos, apostando na confiança e reconhecimento de marcas já estabelecidas.

Além disso, a marca alemã planeia adotar os nomes conhecidos para os seus modelos elétricos nas próximas gerações, mantendo inalteradas as designações originais das versões com motor de combustão.

Botões físicos estão de regresso

Outra novidade é o regresso de botões físicos. Após críticas ao excesso de comandos e interfaces digitais, a Volkswagen promete comandos físicos e intuitivos com uma maior qualidade de materiais, proporcionando uma experiência de condução mais próxima das expectativas dos clientes.

“Todos os novos modelos mostram claramente que a Volkswagen está a responder de forma ainda mais próxima ao feedback dos clientes”, referiu a marca no comunicado.

“Isto é visível, entre outras coisas, no maior nível de qualidade, com materiais suaves ao toque, na combinação inteligente de controlos digitais e físicos, como botões e manípulos no volante e no cockpit, bem como no conceito de operação intuitivo”.

T-Cross para breve

Para breve, a Volkswagen irá desvendar o ID. Cross, a versão 100% elétrica do SUV T-Cross. Tal como o ID. Polo e ID. Polo GTI, irá ser produzido em 2026.