Skoda mostra primeiros esboços do exterior do Elroq

A Skoda acaba de divulgar os primeiros esboços do exterior do seu primeiro SUV compacto elétrico, de nome Elroq, cujo lançamento está já previsto para o próximo mês de outubro. Divulgação feita com mais informações, nomeadamente, sobre a plataforma e soluções de motor/bateria.

Apontado como uma proposta de dimensões semelhantes às do Karoq, embora com propulsão exclusivamente elétrica, o Skoda Elroq será, igualmente, o segundo modelo zero emissões na oferta da marca checa, depois do Enyaq. Embora e quando comparado com este último, a exibir já a mais recente linguagem de design do construtor, intitulada Modern Solid, além da última tecnologia digital desenvolvida no seio do Grupo Volkswagen e uma completa oferta em termos de motorizações e baterias.

Começando pelo design, a promessa, patente nos esboços agora divulgados, de linhas compactas e sólidas, ainda que e muito provavelmente, não tão impactantes quanto os desenhos parecem anunciar. Das quais sobressaem não apenas os novos faróis de tecnologia Matrix LED e um pára-choques esculpido, mas, principalmente, o “Tech-Deck Face” - nome dado pela Skoda à nova grelha frontal fechada que o Elroq estreia e que poderá transitar para futuros modelos.

Ainda na exterior, um perfil lateral que não esconde as semelhanças com o do Enyaq, do qual fazem parte jantes em liga leve de 19 ou 20”. Enquanto, na traseira, é possível perceber as semelhanças com outros modelos da marca, nomeadamente, no generoso portão traseiro e iluminação.

Ainda segundo a Skoda, o Elroq estreará uma nova cor exterior, de nome Timiano Green, combinada com pormenores Unique Dark Chrome.

Habitáculo sustentável, digital e funcional

No habitáculo, o anúncio já formulado de revestimentos feitos de materiais sustentáveis, como é o caso do Recytitan, feito em 78% de plástico reciclado, ou do Technofil, poliéster com fios de Econyl reciclado, variando as opções segundo o tema escolhido para o interior - Loft, Lodge, Suite e Studio.

igualmente entre as promessas, um cockpit digital e moderno, com a mais recente tecnologia do Volkswagen Group, a pontuar um ambiente que, como também já é habitual nos modelos da marca checa, exibirá elevada funcionalidade, além de muito espaço para cinco ocupantes e uma bagageira com 470 litros de capacidade.

Três baterias

Finalmente e no que diz respeito a motorizações, o Elroq deverá chegar aos mercados baseado na conhecida plataforma MEB para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, conjugada com uma de três soluções de bateria: 55 kmh, 63 kWh e 82 kWh. Graças às quais o SUV compacto checo deverá ser capaz de oferecer autonomias até 560 km.

Ainda na propulsão, a possibilidade de optar entre tracção exclusivamente traseira e potências que variam entre os 170 e os 285 cv, ou, então, por tracção integral e que é sinónimo da presença de dois motores elétricos, a debitarem, em conjunto, uma potência combinada de 299 cv.

Estreia em outubro

A terminar, recordar, apenas, que o Skoda Elroq tem apresentação mundial agendada para outubro, altura em que serão conhecidos os restantes dados relativos ao segundo modelo 100% elétrico da Skoda.