CATL lança bateria que pode durar até 1 milhão de quilómetros

A nova bateria LFP da CATL anuncia até 750 km de autonomia, recarga ultrarrápida e até um milhão de quilómetros de vida útil.

Foi no Salão de Munique (IAA Mobility 2025) que a CATL, a maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, apresentou a nova geração das baterias Shenxing.

Batizada de Shenxing Pro, esta nova geração de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) foi concebida para responder às duas maiores preocupações dos proprietários de veículos elétricos: a autonomia e o tempo de carregamento.

Embora ainda não haja informações sobre que modelos irão estrear a Shenxing Pro, a empresa destacou que esta nova tecnologia foi desenvolvida com foco no mercado europeu.

A CATL já investiu mais de 11,87 mil milhões de euros em fábricas na Hungria, Alemanha e Espanha, assim como em projetos de reciclagem e recondicionamento de baterias.

Duas versões

Segundo a empresa, a bateria terá duas versões: A “Long Life & Long Range” e a “Super-Fast Charging”.

A primeira terá uma capacidade de 122 kWh e um alcance de até 750 km de autonomia medidos no ciclo europeu WLTP.

Já a segunda, com 110 kWh de capacidade, prioriza o tempo de carregamento. De acordo com a empresa, carrega dos 10% aos 80% em apenas 10 minutos, o suficiente para acrescentar até 478 km de autonomia.

Doze anos ou até 1 milhão de km de vida útil

Outro destaque destas novas baterias é a durabilidade. De acordo com os dados apresentados pela empresa, a Shenxing Pro apresentou apenas 9% de degradação após 200 mil km.

Contas feitas, isto significa que, de acordo com a empresa, poderá manter 70% da capacidade após um milhão de quilómetros, ou doze anos e 10 mil ciclos completos de recarga.

Um patamar de durabilidade considerado elevado para baterias LFP, que até agora possuíam uma densidade energética menor em comparação a baterias com químicas à base de níquel.

Nova arquitetura

A arquitetura do pack também foi redesenhada. A CATL adotou o conceito de “Wave” (onda), o qual consiste na integração das células diretamente no pack (Cell-to-Body), eliminando módulos intermediários.

Esta solução melhora a eficiência energética, reduz o peso e amplia a proporção de material ativo, o que resulta numa maior autonomia sem comprometer a segurança.