Vendas globais da Porsche caem: China lidera a queda

A Porsche registou uma quebra global de 6% nas vendas no primeiro semestre de 2025, penalizada por um recuo acentuado de 28% na China, o seu segundo maior mercado. Ainda assim, a marca alemã conseguiu crescer 10% na América do Norte, impulsionada pela maior disponibilidade de produto e medidas de proteção de preços.

O fabricante alemão de automóveis desportivos de luxo, Porsche, revelou que as suas vendas registaram uma queda durante o primeiro semestre do ano. A marca atribui o recuo de 28% no mercado chinês às condições adversas que caracterizam atualmente o setor e à forte concorrência existente.

América do Norte em alta

A nível global, as vendas da marca diminuíram 6%, com um total de 146.391 veículos entregues em todo o mundo. No entanto, na América do Norte — a maior região de mercado da Porsche — as entregas aumentaram 10%.

«Este crescimento deve-se, sobretudo, à maior disponibilidade de produtos no mercado e à proteção de preços aplicada durante o primeiro semestre, motivada pelo aumento das tarifas de importação», pode ler-se num comunicado emitido pela empresa.

Mobilidade elétrica em crescimento

Relativamente ao tipo de veículos vendidos, a Porsche informou que 36% das unidades entregues até ao final de junho eram elétricas — um crescimento de 14,5% face ao mesmo período do ano anterior.