Compraria este Mercedes-Benz CL 55 transformado em Batmobile?

Custou cerca de 250 mil euros a transformar, mas o preço de venda mal cobriu o investimento. Este Mercedes-Benz CL 55 AMG convertido em Batmobile pode dividir opiniões.

Nos dias que correm, vender um carro por um valor superior ao que o compramos é sempre o ideal. No entanto, isso nem sempre acontece e este caso é exemplo disso.

Baseado num Mercedes-Benz CL 55 AMG da segunda geração, o AVG Batmobile Tribute promete gerar grande curiosidade entre entusiastas do mundo automóvel e fãs do Batman. Seja pelo visual, como pela história por de trás.

Isto porque começou a sua vida como um coupé alemão de luxo normal, passando por uma preparação mecânica, até que o terceiro proprietário decidiu que as linhas originais eram demasiado aborrecidas. O resultado, como se costuma dizer, está à vista.

Uma preparação europeia

Comecemos pelo exterior: a carroçaria foi profundamente modificada por duas empresas europeias: primeiro a AVG Autos, da Alemanha, e depois a Specautotuning, da Ucrânia. O resultado é uma transformação radical, deixando o modelo alemão totalmente irreconhecível.

É impossível não reparar nas enormes rodas e jantes, os novos apêndices aerodinâmicos, e sem esquecer as duas metralhadoras falsas na dianteira do veículo.

Já no interior, não houve praticamente qualquer transformação. O habitáculo permanece, na sua maioria, original ao do CL 55 AMG, à exceção do volante da Momo, dos bancos desportivos da Bride, dos cintos de quatro pontos da OMP, do ecrã de infoentretenimento e das câmeras que assumem a função de retrovisores .

Debaixo do capô, o motor V8 sobrealimentado com 5,4 litros de capacidade foi afinado pela empresa dinamarquesa Kleeman, que aumentou a potência para 600 cavalos.

Além disso, a mesma preparadora também acrescentou um sistema de travagem maior e um novo painel de instrumentos, com manómetros analógicos para a temperatura do anticongelante, nível de gasolina, velocímetro até 300 km/h e conta-rotações.

Será que vale o dinheiro?

O AVG Batmobile Tribute foi vendido em leilão pelo equivalente a 251 mil euros. Até aqui, parece um valor justo, praticamente em correspondência com o trabalho e preparação que o coupé alemão recebeu.

Mas, segundo a leiloeira SBX Cars, toda a transformação e preparação teve um custo total de 251.250 euros. Isto, sem incluir o custo do CL 55 AMG que lhe serviu de base, que já vinha com uma preparação da Kleeman e com 140 mil quilómetros percorridos.

Por isso, levanta-se a questão: será que valeu a pena transformar profundamente um dos grandes coupés de luxo do início dos anos 2000, numa réplica do veículo pessoal de um herói de banda desenhada?

O antes | © SBX Cars
E o depois | © SBX Cars