Eléctricos com mais de cinco lugares têm apoios à aquisição

Veículos elétricos com mais de cinco lugares vão beneficiar do apoio à aquisição de 4000 euros. O incentivo atribuído pelo Fundo Ambiental destina-se a particulares, mas os veículos não podem custar mais de 55 mil euros e tem de ser dar um antigo para abate. Para veículos elétricos até cinco lugares não há alterações.

As candidaturas ao apoio à aquisição de veículos elétricos pelos particulares vão abrir na próxima semana, sendo o incentivo de 4000 euros, mas com a condição de entrega de uma viatura de combustão com mais de dez anos para a abate.

Uma das novidades introduzidas este ano consiste no alargamento do apoio à aquisição de viaturas elétricas de passageiros com mais de cinco lugares e preço de venda ao público até 55 mil euros.

Entre os modelos abrangidos encontram-se, entre outros, o Citroën ë-Berlingo XL, Mercedes-Benz EQB, Peugeot E-5008 ou Toyota Proace City Verso Electric.

Quanto aos ligeiros de passageiros elétricos até cinco lugares, o limite mantém-se nos 38 500 euros, incluindo IVA e despesas associadas.

Se para os particulares o apoio à aquisição de veículos elétricos é de 4000 euros, já para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), autarquias e autoridades de transportes o valor é de 5000 euros, mas também permaneceu inalterado face ao ano passado.

Carregadores continuam com apoio à compra

O apoio à compra de carregadores para veículos elétricos também não sofreu alterações, sendo atribuído um incentivo de 80% do valor de aquisição do equipamento em condomínios multifamiliares, mas o custo não pode ultrapassar os 800 euros.

Os encargos relativos à instalação dos carregadores também terão um apoio de 80%, com um limite até 1000 euros por lugar de estacionamento, sendo limitado ainda a um carregador por condómino e até dez por condomínio.

Como os dez milhões de euros previstos para este apoio do Fundo Ambiental não esgotaram devido à insuficiência de candidaturas, as verbas que ficaram por utilizar foram transferidas para 2025, aumentando a dotação global para 13,5 milhões de euros.

As candidaturas abrem para a semana e estendem-se até 30 de novembro ou até esgotar a dotação.