Produzido em Palmela, o SUV da marca alemã – que já vendeu mais de dois milhões de unidades desde 2017 – apresenta agora a sua segunda geração, com design renovado, habitáculo mais espaçoso e apenas motores híbridos a gasolina.
O novo Volkswagen T-Roc já foi revelado e chega ao mercado em novembro, com pré-vendas a arrancar em setembro. A Turbo já teve a oportunidade de o ver quando foi revelado em Munique e contamos quais são as novidades.
Produzido em Palmela, o SUV da marca alemã – que já vendeu mais de dois milhões de unidades desde 2017 – apresenta agora a sua segunda geração, com design renovado, habitáculo mais espaçoso e apenas motores híbridos a gasolina.
Entre as principais novidades estão um aumento de 12 centímetros no comprimento, o que se traduz em maior espaço interior e mais 30 litros na bagageira, que passa a oferecer 475 litros. O modelo estreia ainda sistemas de assistência à condução oriundos de segmentos superiores, como o Travel Assist de nova geração, o Park Assist Pro com controlo por smartphone e o head-up display projetado no para-brisas.
O interior foi profundamente atualizado, com materiais de maior qualidade, painel de bordo revestido com novo tecido e iluminação ambiente que cria uma atmosfera tipo lounge. O cockpit inclui um ecrã central de infotainment de até 33 centímetros, enquanto o volante mantém botões físicos para as funções principais.
O responsável pela motorização, Dr. Petr Vecer exclarece que o T-Roc será lançado exclusivamente com motores eletrificados. A gama inicial oferece dois blocos 1.5 eTSI mild hybrid de 48V, com 116 cv ou 150 cv, ambos com tração dianteira e caixa automática DSG de 7 velocidades. Mais tarde, juntar-se-ão dois sistemas full hybrid – os primeiros da Volkswagen – e um motor 2.0 mild hybrid para a versão desportiva T-Roc R.
O design exterior mantém o ADN característico do modelo, como nos explicaram os designers Constanze Dinne e Moritz Seifert, durante a sua revelação em Munique, mas ganha proporções mais expressivas e novos faróis LED de série. Em opção, estão disponíveis os faróis IQ.LIGHT LED Matrix ligados por uma faixa luminosa ao logótipo dianteiro iluminado. Na traseira, destaca-se uma barra LED contínua com o emblema em vermelho.
A nova gama de versões simplifica a configuração, passando a estar organizada em quatro níveis: T-Roc, Life, Style e R-Line. A paleta de cores inclui seis acabamentos, entre os quais novas tonalidades como Amarelo Canary, Azul Celestial e Vermelho Flamed, com possibilidade de tejadilho em contraste.
Lançado em 2017 e atualizado em 2022, o T-Roc é atualmente o segundo SUV mais vendido da Volkswagen em todo o mundo, logo a seguir ao Tiguan. Em 2024, só na Europa, foram vendidos cerca de 292 mil exemplares.